Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

PT vai continuar trabalhando por rapidez no plebiscito


Iolando Lourenço
Agência Brasil

Brasília - A Executiva Nacional do PT reafirmou ontem (4), durante reunião, total apoio à presidenta Dilma Rousseff, às medidas que ela tem adotado nos últimos dias como os cinco pactos propostos e apoio total ao plebiscito sobre reforma política e para que algumas modificações sejam válidas para as eleições do ano que vem. Segundo o presidente nacional do PT, Rui Falcão, as decisões tomadas na reunião foram aprovadas sem divergências sobre o fundamental.

“Reafirmamos nosso total apoio à presidenta Dilma [Rousseff]. Sabemos que ela é a liderança principal neste processo que foi desatado por iniciativa dela. Houve uma afirmação que este amplo processo de diálogo que a presidenta tem travado nas últimas semanas é um bom caminho para fortalecer as demandas [das manifestações]. Nossa posição é de defesa ao nosso governo, de apoio integral às iniciativas adotadas pela presidenta Dilma”, disse Rui Falcão.

De acordo com o Rui Falcão, o PT vai trabalhar para que o plebiscito sobre a reforma política ocorra o mais rápido possível e para que algumas mudanças sejam adotas nas eleições do ano que vem, sendo e que outras ficariam para 2016. “Para nós o centro da luta política é a questão do plebiscito. Para nós o plebiscito é a forma mais direta de afirmar a soberania popular e, também, é a maneira mais indicada para democratizar o Estado brasileiro e fazer a reforma política tal como nós defendemos, que ela seja feita”, disse o petista.

Além da luta pelo plebiscito, Falcão informou que o partido vai continuar com a campanha pela reforma política, com a coleta de assinaturas e, também, colocando como uma bandeira mais definitiva a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte exclusiva para debater temas mais polêmicos da reforma política. “Queremos ampliar os mecanismos de participação popular com simplificação dos mecanismos para a participação popular”, disse.

Segundo Rui Falcão, os petistas saúdam as manifestações populares das últimas semanas, até pelo caráter progressista e pelas reivindicações. “Nós saudamos as manifestações nas últimas semanas, sobretudo, o caráter progressista que aparecem nas reivindicações, que tem muita sintonia com as nossas bandeiras e que foram amplamente contempladas nos cinco pactos propostos pela presidenta Dilma e cuja concretização nós queremos ajudar, seja melhorando as condições de saúde, educação, segurança pública e da reforma urbana”.

Para o presidente do PT, o diálogo que o governo vem mantendo com os partidos políticos, com as entidades sociais e com os movimentos populares tem ajudado na votação de propostas importantes, com tramitação mais rápida e retirando de pauta projetos que vinham sendo reprovados nas manifestações, como o da “cura gay”. Falcão informou que a direção do PT, com a do PDT e a do PCdoB, está procurando outras entidades para fortalecer a tese do plebiscito para a reforma política.

Falcão informou, ainda, que a direção partidária está orientando a militância a participar das mobilizações do dia 11 de julho, principalmente para que, além da pauta do movimento sindical, “nós possamos propagandear e discutir reforma política já, plebiscito já”. Outra proposta anunciada por Falcão a entidades, movimento sindical e social é a reconstituição do fórum nacional de lutas para “que a gente possa avançar em questões como reforma urbana, melhoria da educação e da saúde e da reforma tributária”.
 

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação

Cerca de 60 corpos foram localizados e retirados de uma área de mata do Complexo da Penha por moradores, após a Operação Contenção realizada pelas f

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes

São 64 o número de  mortos na Operação Contenção, nos complexos do Alemão e da Penha: dois deles são policiais civis e outros dois do Batalhão de Op

Operação Safe Green é deflagrada em Rondônia e outros três Estados contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento na Estação Ecológica Samuel

Operação Safe Green é deflagrada em Rondônia e outros três Estados contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento na Estação Ecológica Samuel

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Combate aos Cri

Operação Protetor dos Biomas apreende mais de 200 kg de pescado irregular em Porto Velho e destina ao Hospital do Amor

Operação Protetor dos Biomas apreende mais de 200 kg de pescado irregular em Porto Velho e destina ao Hospital do Amor

Durante as ações da Operação Protetor dos Biomas, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Batalhão de Polícia Ambiental

Gente de Opinião Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)