Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

PRE/RO denuncia deputada estadual Ana da Oito por corrupção e falsificação de documento


A Procuradoria Regional Eleitoral de Rondônia (PRE/RO) denunciou a deputada estadual Ana da Oito por falsificação de documento e corrupção passiva. Os fatos são referentes à campanha eleitoral de 2010, quando a deputada era candidata. Ana da Oito é acusada de financiamento de campanha eleitoral sem o devido registro na prestação de contas, em troca de promessa de nomeações, indicações, favorecimentos a empresas e entrega de parte da remuneração de seu gabinete, se eleita.

Ela declarou ter gasto em torno de 164 mil reais durante a sua campanha eleitoral, mas apurou-se que os valores são muito superiores. Consta na denúncia que sua campanha foi financiada por Alberto Ferreira Siqueira, conhecido como Beto Baba, e Fernando Braga Serrão (Fernando da Gata). Este último afirmou em depoimento que emprestou à denunciada cerca de 800 mil reais.

Em depoimento à polícia, o coordenador de campanha da então candidata, Isaias Quintino Borges Santana, afirmou que Beto Baba financiou a campanha no montante de mais de 150 mil reais. Já outro depoente, o advogado Reginaldo Ferreira Lima, declarou que o financiamento feito por Beto Baba foi de 352 mil reais.

Na denúncia consta que Ana da Oito incorreu no delito previsto no artigo 350 do Código Eleitoral - inserir declaração falsa para fins eleitorais. A pena prevista para este tipo de delito é reclusão até cinco anos e pagamento de 5 a 15 dias-multa, se o documento é público, e reclusão até três anos e pagamento de 3 a 10 dias-multa se o documento é particular.

Corrupção passiva

Como contrapartida ao financiamento de sua campanha, Ana da Oito comprometeu-se a compartilhar o mandato com Beto Baba, dando-lhe 33% de todos os rendimentos do gabinete, indicação de nomeação de um cargo de assessoria no valor de três mil reais líquidos e 10% das emendas parlamentares. Este acordo foi registrado em um cartório de Porto Velho, com o nome “declaração de compromisso”.

O acordo foi confirmado por meio de outro documento - “recibo de quitação de pagamento” -, no qual Beto Baba declara ter recebido da Ana da Oito o valor de 549 mil reais, referente a empréstimo financeiro. Laudo pericial comprovou que tanto a “declaração de compromisso” quanto o “recibo de quitação de pagamento” não possuíam vestígios de montagem e que as assinaturas eram autênticas.

A Assembleia Legislativa de Rondônia informou que dentre os assessores parlamentares nomeados por Ana da Oito está a cunhada de Beto Baba – Adriana Argemiro de Macedo.

Por causa do acordo, a PRE/RO também acusa Ana da Oito de ter praticado corrupção passiva – solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem. A pena para este crime é reclusão, de dois a 12 anos, e multa.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.mp.br)

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação

Cerca de 60 corpos foram localizados e retirados de uma área de mata do Complexo da Penha por moradores, após a Operação Contenção realizada pelas f

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes

São 64 o número de  mortos na Operação Contenção, nos complexos do Alemão e da Penha: dois deles são policiais civis e outros dois do Batalhão de Op

Operação Safe Green é deflagrada em Rondônia e outros três Estados contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento na Estação Ecológica Samuel

Operação Safe Green é deflagrada em Rondônia e outros três Estados contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento na Estação Ecológica Samuel

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Combate aos Cri

Operação Protetor dos Biomas apreende mais de 200 kg de pescado irregular em Porto Velho e destina ao Hospital do Amor

Operação Protetor dos Biomas apreende mais de 200 kg de pescado irregular em Porto Velho e destina ao Hospital do Amor

Durante as ações da Operação Protetor dos Biomas, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Batalhão de Polícia Ambiental

Gente de Opinião Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)