Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Policia Militar intensifica ações sociais como forma de combater o crime em Vilhena


 

Além das ações de rádio patrulhamento, ronda motorizada e outras com a finalidade de coibir os mais variados delitos, a Policia Militar em Vilhena através de seu setor de ação social desenvolve o programa JCC - Jovens Construindo a Cidadania. Os policiais interagem este setor com o público escolar levando aos alunos informações que previnem o crime e a resistência ao consumo de entorpecente.

De acordo com a PM este trabalho é realizado em forma de reuniões semanais, onde o grupo principal do JCC, na presença de policiais militares e de um profissional do corpo docente do ambiente escolar que delibera sobre qual projeto de melhoria do ambiente escolar, da comunidade ou ações de cidadania querem executar em sua escola.

O foco dos profissionais de segurança pública que atuam no programa JCC tem sido a infância e juventude, por entender serem estes, os que apresentam maior vulnerabilidade frente às investidas dos comerciantes de substancias entorpecentes, que estão sempre na tentativa de recrutá-los para o crime. Por isso a importância de levar a este público, o conhecimento sobre os malefícios das drogas e da violência, pois é ele, (aluno) que em seguida passa a multiplicar o conhecimento em sua sala de aula, em grupos de amigos e no ambiente familiar.

Tendência

O programa JCC oferece a oportunidade de o aluno participar de forma ativa e preventiva na melhoria da convivência com os colegas e com os professores através de uma tendência educacional chamada “Protagonismo Juvenil” (o jovem aponta o problema discute sobre ele e pratica a solução).

Números

No ano de 2009 o alcance do JCC era de 150 alunos. Em 2010, com a ampliação do programa para o colégio Marcos Donadon e para o programa PETI Programa de Erradicação do Trabalho Infantil o número de contemplados totaliza mais de 250 alunos atendidos diretamente e contempla mais de 3000 alunos indiretamente.

Este trabalho vem sendo realizado com o apoio total das autoridades e comunidade vilhenense e conta com os profissionais de segurança pública sargento PM Adriano, cabo PM Zildo, PM Rodrigues e PM Márcia Lopes que estão à frente do programa.

Fonte: Lenilson Guedes
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação

Cerca de 60 corpos foram localizados e retirados de uma área de mata do Complexo da Penha por moradores, após a Operação Contenção realizada pelas f

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes

São 64 o número de  mortos na Operação Contenção, nos complexos do Alemão e da Penha: dois deles são policiais civis e outros dois do Batalhão de Op

Operação Safe Green é deflagrada em Rondônia e outros três Estados contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento na Estação Ecológica Samuel

Operação Safe Green é deflagrada em Rondônia e outros três Estados contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento na Estação Ecológica Samuel

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Combate aos Cri

Operação Protetor dos Biomas apreende mais de 200 kg de pescado irregular em Porto Velho e destina ao Hospital do Amor

Operação Protetor dos Biomas apreende mais de 200 kg de pescado irregular em Porto Velho e destina ao Hospital do Amor

Durante as ações da Operação Protetor dos Biomas, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Batalhão de Polícia Ambiental

Gente de Opinião Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)