Sábado, 22 de maio de 2010 - 09h22
Além das ações de rádio patrulhamento, ronda motorizada e outras com a finalidade de coibir os mais variados delitos, a Policia Militar em Vilhena através de seu setor de ação social desenvolve o programa JCC - Jovens Construindo a Cidadania. Os policiais interagem este setor com o público escolar levando aos alunos informações que previnem o crime e a resistência ao consumo de entorpecente.
De acordo com a PM este trabalho é realizado em forma de reuniões semanais, onde o grupo principal do JCC, na presença de policiais militares e de um profissional do corpo docente do ambiente escolar que delibera sobre qual projeto de melhoria do ambiente escolar, da comunidade ou ações de cidadania querem executar em sua escola.
O foco dos profissionais de segurança pública que atuam no programa JCC tem sido a infância e juventude, por entender serem estes, os que apresentam maior vulnerabilidade frente às investidas dos comerciantes de substancias entorpecentes, que estão sempre na tentativa de recrutá-los para o crime. Por isso a importância de levar a este público, o conhecimento sobre os malefícios das drogas e da violência, pois é ele, (aluno) que em seguida passa a multiplicar o conhecimento em sua sala de aula, em grupos de amigos e no ambiente familiar.
Tendência
O programa JCC oferece a oportunidade de o aluno participar de forma ativa e preventiva na melhoria da convivência com os colegas e com os professores através de uma tendência educacional chamada “Protagonismo Juvenil” (o jovem aponta o problema discute sobre ele e pratica a solução).
Números
No ano de 2009 o alcance do JCC era de 150 alunos. Em 2010, com a ampliação do programa para o colégio Marcos Donadon e para o programa PETI Programa de Erradicação do Trabalho Infantil o número de contemplados totaliza mais de 250 alunos atendidos diretamente e contempla mais de 3000 alunos indiretamente.
Este trabalho vem sendo realizado com o apoio total das autoridades e comunidade vilhenense e conta com os profissionais de segurança pública sargento PM Adriano, cabo PM Zildo, PM Rodrigues e PM Márcia Lopes que estão à frente do programa.
Fonte: Lenilson Guedes
Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Uma ação integrada das forças de segurança pública resultou na apreensão de grande quantidade de drogas, arma de fogo e diversos materiais utilizado

Polícia Civil detalha investigação sobre morte de adolescente em Porto Velho
A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), apresentou os avanços das investigações que a

PM apreende 257 kg de maconha após troca de tiros na BR-429 em São Miguel do Guaporé
Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de aproximadamente 257 quilos de maconha, na noite deste domingo (1º), na BR-429, nas proximidades
Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)