Porto Velho (RO) quinta-feira, 3 de dezembro de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

Policia Militar intensifica ações sociais como forma de combater o crime em Vilhena


 

Além das ações de rádio patrulhamento, ronda motorizada e outras com a finalidade de coibir os mais variados delitos, a Policia Militar em Vilhena através de seu setor de ação social desenvolve o programa JCC - Jovens Construindo a Cidadania. Os policiais interagem este setor com o público escolar levando aos alunos informações que previnem o crime e a resistência ao consumo de entorpecente.

De acordo com a PM este trabalho é realizado em forma de reuniões semanais, onde o grupo principal do JCC, na presença de policiais militares e de um profissional do corpo docente do ambiente escolar que delibera sobre qual projeto de melhoria do ambiente escolar, da comunidade ou ações de cidadania querem executar em sua escola.

O foco dos profissionais de segurança pública que atuam no programa JCC tem sido a infância e juventude, por entender serem estes, os que apresentam maior vulnerabilidade frente às investidas dos comerciantes de substancias entorpecentes, que estão sempre na tentativa de recrutá-los para o crime. Por isso a importância de levar a este público, o conhecimento sobre os malefícios das drogas e da violência, pois é ele, (aluno) que em seguida passa a multiplicar o conhecimento em sua sala de aula, em grupos de amigos e no ambiente familiar.

Tendência

O programa JCC oferece a oportunidade de o aluno participar de forma ativa e preventiva na melhoria da convivência com os colegas e com os professores através de uma tendência educacional chamada “Protagonismo Juvenil” (o jovem aponta o problema discute sobre ele e pratica a solução).

Números

No ano de 2009 o alcance do JCC era de 150 alunos. Em 2010, com a ampliação do programa para o colégio Marcos Donadon e para o programa PETI Programa de Erradicação do Trabalho Infantil o número de contemplados totaliza mais de 250 alunos atendidos diretamente e contempla mais de 3000 alunos indiretamente.

Este trabalho vem sendo realizado com o apoio total das autoridades e comunidade vilhenense e conta com os profissionais de segurança pública sargento PM Adriano, cabo PM Zildo, PM Rodrigues e PM Márcia Lopes que estão à frente do programa.

Fonte: Lenilson Guedes
 

Mais Sobre Polícia

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

O 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia (5º BPM – Batalhão Belmont) realiza, nesta sexta-feira (23), às 19h, a formatura militar alusiva ao seu

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Na manha de hoje (21), a Polícia Rodoviária Federal participou da Operação Arinna, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime O