Segunda-feira, 6 de abril de 2015 - 11h49
Foi aberto na quarta-feira (1), em Porto Velho, o II Curso de Formação de Operações de Choque (II COC-2015), da Polícia Militar do Estado de Rondônia, sob a coordenação da Companhia de Operações Especiais (COE).
Com a presença de várias autoridades e militares, os 54 aspirantes a ‘choqueanos’ foram saudados e incentivados a realizarem o curso que exige extrema disciplina, coragem, resistência física e psicológica.
Com o slogan: ‘A graça acaba quando o choque chega’, o comandante da COE, major PM Alexandre, parabenizou os candidatos pela tomada de decisão de “sair da zona de conforto” e exaltou as qualidades indispensáveis aos membros da unidade de choque, “somos os que nunca recuam diante do perigo, pois somos a última barreira contra a desordem”.
Antônio Carlos dos Reis, secretário de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), destacou a “importância de capacitar e qualificar os servidores públicos e do esforço do governo de Rondônia em fortalecer a Polícia Militar, em especial a COE, que abriga e comanda os profissionais mais corajosos do estado”.
Segundo Reis, “o major Alexandre merece o título de ‘Alexandre o grande’ pela sua bravura e determinação contagiantes”.
O subcomandante geral da Polícia Militar, coronel PM Geraldo Ataide, na ocasião representando o coronel Fernando Prettz, comandante geral da PM-RO, lembrou que “dentre os 54 alunos há vários de outros estados da federação e de outras forças militares, como o Exército e a Aeronáutica”.
A tenente PM Thatiane Marçal, da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), citada pelo coronel PM Ataide, disse: “busco qualificação profissional, pois estou servindo em um município (Humaitá-AM), que fica ilhado boa parte do ano e a violência lá também preocupa e assusta. Sendo uma ‘choqueana’, poderei enfrentar com mais segurança problemas e distúrbios sociais”.
“Defendo que a principal medida do Estado é educar nossas crianças e jovens para que cresçam, se realizem como cidadãos e, com isso, tiramos o nosso futuro dos presídios e da marginalidade”, disse o vice-governador do estado de Rondônia, Daniel Pereira. “Por isso a Tropa de Choque é a unidade mais importante da PM e nela depositamos a confiança de ter segurança e tranquilidade sociais”, completou.
Presentes ao evento, dentre outras autoridades, Daniel Pereira, vice-governador do Estado; Antônio Carlos dos Reis, secretário da Sesdec; Coronel PM Ataide, subcomandante geral da PM-RO; Major PM Alexandre, comandante da COE e tenente Glauber Souto, coordenador do curso.
Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Daiane Mendonça
Decom - Governo de Rondônia
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A segunda etapa da Operação Fio Desencapado 2025, realizada pela Polícia Militar e coordenada pelo 1º Batalhão da Polícia Militar nesta sexta-feira

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO) deflagrou, nesta sexta-feira (28/11), a Operação Territorium, visando desart

Forças de Segurança apreendem cerca de 600 quilos de drogas na região da Zona da Mata
Na manhã desta segunda-feira (24/11) as forças de segurança de Rondônia e Mato Grosso e Polícia Rodoviária Federal – PRF, em uma operação conjunta a

Furto de energia: 11 presos em Porto Velho em um único dia
A Polícia Militar prendeu 11 pessoas em duas operações distintas contra o furto de energia elétrica em Porto Velho, ontem, quinta-feira (13). As açõ
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)