Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Policia Militar comemora 37 anos de criação


Acontece na próxima segunda-feira (26), a partir das 16h30, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia, em Porto Velho, a formatura geral para comemorar os 37 anos de criação da Instituição.

O governador Confúcio Moura assinará o decreto criando o Memorial Histórico da Polícia Militar do Estado de Rondônia.

Origem

A Guarda Territorial criada em 1944, contribuiu expressivamente no processo de desenvolvimento do Estado de Rondônia, antecedendo com a nobre e árdua missão de garantir a ordem publica.

Em 26 novembro de 1975, através da Lei n° 6270, ainda no antigo território Federal, nascia a Policia Militar do Estado de Rondônia (PM-RO) com um efetivo de 240 policias militares. A PM foi regulamentada em 11 de janeiro de 1977 através do Decreto Federal n° 79108.

Hoje a PM conta com um efetivo de homens e mulheres que se desdobram diuturnamente para aproximar a comunidade das ações policiais, procurando colocar em pratica ações de modernizações e aperfeiçoamento no atendimento a sociedade.

De acordo com o comandante da PM, o coronel Paulo Cesar de Figueiredo, no seu comando, além da implantação da filosofia de Polícia Comunitária que vai de encontro ao anseio da comunidade, há a atuação diante da criminalidade e impondo limites aos que vivem margeando a lei e aos que necessitam de apoio.

Atendimento

A Policia Militar está em um processo continuo de combate à criminalidade, buscando se tornar mais eficaz valorizando a imagem da Corporação, integrando a sociedade no incansável e árduo dever de promover uma segurança pública mais coesa e eficaz.

O coronel Cesar enfatizou que com o apoio do governador Confucio Moura, o Comando vem primando pela eficiência no atendimento, calcado em ações detalhadamente planejadas, contando com policiais cumpridores de missões, preparados para os mais complexos deveres de forma rápida, colocando a própria vida em risco para cumprir as missões a eles atribuídas. Como diz a canção: “Policia Militar de Rondônia sabe honrar, a terra que os heróis viris, souberam conquistar, não teme o perigo na missão de construir, o bem estar geral no ideal de servir”.

Comandos

Nestes 37 anos, passaram 21 comandantes gerais, deixando seus legados sem medir esforços para que a Corporação galgasse o patamar que hoje se encontra.

O Estado evoluiu e estar em um processo de modernização acelerada e a Corporação acompanhou, e acompanha, o desenvolvimento buscando recursos, parcerias, convênios a fim de levar melhorias aos quatro cantos do Estado.

Estrutura

O Comando dividiu o Estado em três Coordenadorias Regionais de Policiamento CRP, CRP2 E CRP3, onde estão subdivididos em Batalhões e Companhias Independentes sendo:

1° BPM “Batalhão Rondon”; 2° BPM “Batalhão Tiradentes”; 3° BPM “Batalhão Jorge Teixeira”; 4° BPM “Batalhão Capitao Rui Luis Teixeira” 5° BPM “Batalhão Belmont”; 6° BPM “Batalhao Mamoré”; 7° BPM “Batalhão Capitão Silvio” e BPA “Batalhão de Policia Ambiental”. Ainda 1ª Companhia Independente de Policiamento Ostensivo (1ª CIPO), Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Cia. Tran), Companhia de Operações Especiais (COE) e Companhia Independente de Policiamento de Guarda “Cia. de Guarda”. Essas Unidades Operacionais se fracionam em Companhias, Pelotões, grupos nos mais longínquos locais do Estado, estando presente nos 52 municípios, distritos e vilas rondonienses.

Cesar observou que ao longo desses anos foram transpostos vários obstáculos. “Galgamos vitórias, conquistamos o respeito e o apreço da população rondoniense, tudo isso com muito trabalho e dedicação desprendida incansavelmente em prol de um Estado mais seguro, tendo ciência que somente a exaustão leva a perfeição. Esta é a Polícia Militar, A garantia que você quer, com a segurança que você precisa”.

Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Civil deflagra Operação “Dose Letal” contra comercialização irregular de medicamentos

Polícia Civil deflagra Operação “Dose Letal” contra comercialização irregular de medicamentos

Na manhã desta quarta-feira (8), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (DECCON),

PM impede ataque entre facções e evita possíveis mortes em Porto Velho

PM impede ataque entre facções e evita possíveis mortes em Porto Velho

A  Polícia Militar de Rondônia em uma ção preventiva, evitou um possível confronto armado entre facções criminosas na noite de terça-feira (7), em P

PM desvenda sequestro iniciado em Ariquemes, resgata vítimas em Porto Velho e recupera bens roubados

PM desvenda sequestro iniciado em Ariquemes, resgata vítimas em Porto Velho e recupera bens roubados

A Polícia Militar em Ariquemes desvendou e prendeu elementos de um crime de roubo com sequestro iniciado em Ariquemes e concluído em Porto Velho, no

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)