Porto Velho (RO) quinta-feira, 3 de dezembro de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

Policia Militar comemora 37 anos de criação


Acontece na próxima segunda-feira (26), a partir das 16h30, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia, em Porto Velho, a formatura geral para comemorar os 37 anos de criação da Instituição.

O governador Confúcio Moura assinará o decreto criando o Memorial Histórico da Polícia Militar do Estado de Rondônia.

Origem

A Guarda Territorial criada em 1944, contribuiu expressivamente no processo de desenvolvimento do Estado de Rondônia, antecedendo com a nobre e árdua missão de garantir a ordem publica.

Em 26 novembro de 1975, através da Lei n° 6270, ainda no antigo território Federal, nascia a Policia Militar do Estado de Rondônia (PM-RO) com um efetivo de 240 policias militares. A PM foi regulamentada em 11 de janeiro de 1977 através do Decreto Federal n° 79108.

Hoje a PM conta com um efetivo de homens e mulheres que se desdobram diuturnamente para aproximar a comunidade das ações policiais, procurando colocar em pratica ações de modernizações e aperfeiçoamento no atendimento a sociedade.

De acordo com o comandante da PM, o coronel Paulo Cesar de Figueiredo, no seu comando, além da implantação da filosofia de Polícia Comunitária que vai de encontro ao anseio da comunidade, há a atuação diante da criminalidade e impondo limites aos que vivem margeando a lei e aos que necessitam de apoio.

Atendimento

A Policia Militar está em um processo continuo de combate à criminalidade, buscando se tornar mais eficaz valorizando a imagem da Corporação, integrando a sociedade no incansável e árduo dever de promover uma segurança pública mais coesa e eficaz.

O coronel Cesar enfatizou que com o apoio do governador Confucio Moura, o Comando vem primando pela eficiência no atendimento, calcado em ações detalhadamente planejadas, contando com policiais cumpridores de missões, preparados para os mais complexos deveres de forma rápida, colocando a própria vida em risco para cumprir as missões a eles atribuídas. Como diz a canção: “Policia Militar de Rondônia sabe honrar, a terra que os heróis viris, souberam conquistar, não teme o perigo na missão de construir, o bem estar geral no ideal de servir”.

Comandos

Nestes 37 anos, passaram 21 comandantes gerais, deixando seus legados sem medir esforços para que a Corporação galgasse o patamar que hoje se encontra.

O Estado evoluiu e estar em um processo de modernização acelerada e a Corporação acompanhou, e acompanha, o desenvolvimento buscando recursos, parcerias, convênios a fim de levar melhorias aos quatro cantos do Estado.

Estrutura

O Comando dividiu o Estado em três Coordenadorias Regionais de Policiamento CRP, CRP2 E CRP3, onde estão subdivididos em Batalhões e Companhias Independentes sendo:

1° BPM “Batalhão Rondon”; 2° BPM “Batalhão Tiradentes”; 3° BPM “Batalhão Jorge Teixeira”; 4° BPM “Batalhão Capitao Rui Luis Teixeira” 5° BPM “Batalhão Belmont”; 6° BPM “Batalhao Mamoré”; 7° BPM “Batalhão Capitão Silvio” e BPA “Batalhão de Policia Ambiental”. Ainda 1ª Companhia Independente de Policiamento Ostensivo (1ª CIPO), Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Cia. Tran), Companhia de Operações Especiais (COE) e Companhia Independente de Policiamento de Guarda “Cia. de Guarda”. Essas Unidades Operacionais se fracionam em Companhias, Pelotões, grupos nos mais longínquos locais do Estado, estando presente nos 52 municípios, distritos e vilas rondonienses.

Cesar observou que ao longo desses anos foram transpostos vários obstáculos. “Galgamos vitórias, conquistamos o respeito e o apreço da população rondoniense, tudo isso com muito trabalho e dedicação desprendida incansavelmente em prol de um Estado mais seguro, tendo ciência que somente a exaustão leva a perfeição. Esta é a Polícia Militar, A garantia que você quer, com a segurança que você precisa”.

Fonte: Decom

 

Mais Sobre Polícia

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

O 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia (5º BPM – Batalhão Belmont) realiza, nesta sexta-feira (23), às 19h, a formatura militar alusiva ao seu

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Na manha de hoje (21), a Polícia Rodoviária Federal participou da Operação Arinna, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime O