Porto Velho (RO) sábado, 28 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

Polícia Federal prende advogado acusado de corrupção na Funasa



Ronildo Nascimento, da Oscip Idheas, foi preso em Taguatinga, no Distrito Federal


BRUNO GARCIA
Midia News

A Polícia Federal prendeu, na noite de ontem (19), o penúltimo foragido da Operação Hygeia, que desarticulou um esquema de corrupção entre Funasa, Oscips, empresas e prefeituras de Mato Grosso. Foi preso em Taguatinga, cidade-satélite de Brasília, o advogado Ronildo Lopes do Nascimento, sócio da empresa LW Representação Comercial Ltda.

Os policiais da PF estavam realizando buscas ao foragido desde o dia 7 deste mês, data da deflagração da operação. A suspeita era de que Ronildo estaria escondido em Goiânia (GO). Todavia, ele foi preso na casa de amigos, em Taguatinga. Segundo informações da PF, ele não resistiu a prisão.

Ronildo Lopes prestou depoimento em Brasília e não há previsão de ser transferido para Cuiabá. Dois 35 mandados de prisão expedido pela Justiça Federal, somente um continua em aberto, o do diretor comercial da Oscip Idheas, Celino Henrique Lugon Fraga.

No esquema de fraude e corrupção, Ronildo Lopes foi acusado de ter participação das ações da Oscip Idheas. Conforme investigações da PF, ele atuou no ingresso do Idheas em Tangará da Serra e na cidade de Timóteo (MG).

Em gravações telefônicas, apurou-se que Ronildo reivindica de Maria Guimarães Bueno de Araújo, presidente da Idheas, o direito de ter 5% de todo o faturamento da Oscip em Timóteo, pois obteve termo de parceria juntamente com Sérgio Vanderley.

Foragido

O último foragido, Celino Henrique Lugon Fraga, é diretor comercial do Idheas, sendo ligado ao prefeito de Timóteo, Geraldo Hilário, e outras prefeituras de Minas Gerais. Segundo a PF, ele é responsável por angariar novas prefeituras "parceiras", como Santos (SP) e Diamantino (MT).

Mais Sobre Polícia

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

O 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia (5º BPM – Batalhão Belmont) realiza, nesta sexta-feira (23), às 19h, a formatura militar alusiva ao seu

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Na manha de hoje (21), a Polícia Rodoviária Federal participou da Operação Arinna, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime O