Terça-feira, 20 de abril de 2010 - 21h01
Ronildo Nascimento, da Oscip Idheas, foi preso em Taguatinga, no Distrito Federal
BRUNO GARCIA
Midia News
A Polícia Federal prendeu, na noite de ontem (19), o penúltimo foragido da Operação Hygeia, que desarticulou um esquema de corrupção entre Funasa, Oscips, empresas e prefeituras de Mato Grosso. Foi preso em Taguatinga, cidade-satélite de Brasília, o advogado Ronildo Lopes do Nascimento, sócio da empresa LW Representação Comercial Ltda.
Os policiais da PF estavam realizando buscas ao foragido desde o dia 7 deste mês, data da deflagração da operação. A suspeita era de que Ronildo estaria escondido em Goiânia (GO). Todavia, ele foi preso na casa de amigos, em Taguatinga. Segundo informações da PF, ele não resistiu a prisão.
Ronildo Lopes prestou depoimento em Brasília e não há previsão de ser transferido para Cuiabá. Dois 35 mandados de prisão expedido pela Justiça Federal, somente um continua em aberto, o do diretor comercial da Oscip Idheas, Celino Henrique Lugon Fraga.
No esquema de fraude e corrupção, Ronildo Lopes foi acusado de ter participação das ações da Oscip Idheas. Conforme investigações da PF, ele atuou no ingresso do Idheas em Tangará da Serra e na cidade de Timóteo (MG).
Em gravações telefônicas, apurou-se que Ronildo reivindica de Maria Guimarães Bueno de Araújo, presidente da Idheas, o direito de ter 5% de todo o faturamento da Oscip em Timóteo, pois obteve termo de parceria juntamente com Sérgio Vanderley.
Foragido
O último foragido, Celino Henrique Lugon Fraga, é diretor comercial do Idheas, sendo ligado ao prefeito de Timóteo, Geraldo Hilário, e outras prefeituras de Minas Gerais. Segundo a PF, ele é responsável por angariar novas prefeituras "parceiras", como Santos (SP) e Diamantino (MT).
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Uma operação integrada da Polícia Militar resultou na prisão de vários suspeitos por tráfico de drogas, associação criminosa, corrupção de menor, resi

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia de Polícia de Nova Mamoré, deflagrou, na manhã deste sábado (14), a 3ª fase da Operação

Durante a deflagração da Operação Protetor das Divisas e Fronteira, na manhã de hoje, 14 de fevereiro de 2026, em Guajará-Mirim/RO, uma ação integra

Polícia Militar apreende mais de 10 kg de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Porto Velho
Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de mais de 10 quilos de entorpecentes e na prisão em flagrante de dois homens suspeitos de tráfico
Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)