Segunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Polícia Federal investiga fraude em patrimônio da União


Da Agência Brasil

Brasília – A Polícia Federal (PF) cumpriu na manhã de hoje (7) quatro mandados de busca e apreensão na casa de dois servidores da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e na unidade do órgão no Distrito Federal. A Operação Perímetro investiga o desvio de um terreno da União, avaliado em R$ 380 milhões, para um proprietário particular.

As investigações da PF indicam que houve fraude em um relatório emitido pela Terracap, órgão que gerencia e comercializa terras públicas do Distrito Federal, em 2008. A SPU ratificou o documento em 2011, afirmando que o terreno pertenceria a um proprietário particular e não à União. Seis funcionários da SPU e um da Terracap são suspeitos de envolvimento no esquema. Todos eles foram ouvidos pela PF.

Para a polícia, a área de 344 hectares, na cidade de Vicente Pires, que fica a 20 quilômetros do centro de Brasília, seria destinada para construção de um setor habitacional. Segundo a delegada Fernanda Costa de Oliveira, as investigações agora estão voltadas para o suposto proprietário da área. Na operação, foram apreendidos dois carros, além de documentos. A delegada pediu ainda a prisão de um dos suspeitos, mas foi negada pela Justiça.

A terras na cidade de Vicentes Pires são historicamente motivo de disputa entre o governo e particulares. Inicialmente, a cidade seria voltada para a produção rural. No entanto, há cerca de 15 anos a área vem sendo fracionada dando origem a condomínios residenciais.

A Terracap informou, em nota, que foi procurada apenas para liberar dois funcionários para prestarem depoimento à PF. Já a assessoria do Ministério do Planejamento, ao qual a SPU está subordinada, não se manifestou até o momento.
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação Falso 9: Polícia Civil desarticula fraude milionária envolvendo o nome do jogador de futebol famoso

Operação Falso 9: Polícia Civil desarticula fraude milionária envolvendo o nome do jogador de futebol famoso

Na manhã desta terça-feira (24), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio das 1ª e 2ª Delegacias de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), com

Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação

Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação

Na madrugada desta terça-feira (10), durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, deflagrada com o objetivo de combater crimes transfrontei

PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais

 A Polícia Federal divulgou o edital do novo concurso público para o preenchimento de 1.000 vagas em diversos cargos da instituição. As oportunidade

Gente de Opinião Segunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)