Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

PM-RO vai chamar policiais cedidos a órgãos públicos


Gente de Opinião

Os policiais militares que estão lotados em órgãos públicos e fora das funções profissionais terão que retornar ao serviço policial para atender as demandas da população. O anúncio foi feito ontem, sexta-feira (30), pelo coronel PM Fernando Luiz Brum Prettz, comandante geral da Polícia Militar, durante café da manhã que reuniu o Conselho Comunitário de Segurança, que é formado lideranças comunitárias, no quartel do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM). Prettz também ouviu sugestões e elogios de presidentes de associações de moradores ao trabalho realizado nos bairros.

O café da manhã no 5º BPM é um encontro que acontece toda última sexta-feira do mês. Nela, é reforçada a integração da Polícia Militar com a comunidade. As lideranças representam os bairros da cidade e, na ocasião, apresentam propostas e apontam demandas, ao mesmo tempo em que são buscadas soluções.

O tenente-coronel PM Alexandre Luiz Freitas Almeida, comandante do 5º BPM, considera esta parceria fundamental para que a Polícia Comunitária seja consolidada e para que missão do batalhão seja realizada com eficiência.

 Cedência

Nesta manhã, falando aos líderes comunitários, o comandante geral da PM, coronel Prettz, lembrou que há déficit de efetivo e que cerca de 400 policiais estão em fora das funções, prestando serviço em órgãos públicos. Ele disse que vai pedir formalmente o retorno deste contingente para que a instituição possa utilizar melhor os recursos humanos.

Segundo Prettz, a transposição de servidores estaduais para os quadros da União deve acelerar a aposentadoria de policiais e isto vai provocar ainda mais baixas nos quadros da PM.

O comandante da PM também informou que estão em andamento gestões para que a Força Nacional de Segurança instale uma base em Porto Velho, o que vai representar um reforço substancial na prestação de serviços à população, pois haverá efetivo para uso imediato quando houve necessidade.

O líder comunitário Ruslan Magalhães de Abreu, representa o Setor 16, que engloba os bairros Marcos Freire, Ulisses Guimarães, Ronaldo Aragão, Mariana, São Francisco, Airton Sena, além do setor chacareiro e bacia leiteira. Ele diz que foi roubado três vezes e que a situação melhorou com a vigência do Conseg. Ele quis saber quando será instalado o posto policial em sua região e foi informado que ainda faltam algumas providências, que independem da PM.

Elias Soares, representante de bairros da Zona Sul, parabenizou o 5º BPM por fortalecer a relação com a comunidade e destacou que a situação em sua região melhorou muito. “Sabemos que ainda não é o ideal, mas há avanços que devem ser considerados”, afirmou.

Criminalidade

O coronel PM Luiz Alexandre Almeida disse que o policiamento nos bairros de abrangência do 5º BPM se fortalece no apoio que recebe da comunidade. “Ninguém é mais autêntico que a população para debater e buscar soluções para o combate a criminalidade”, destacou.

O Conselho Comunitário de Segurança – Conseg reúne representantes da segurança pública e da comunidade para discutir e propor melhorias para enfrentamento da criminalidade. Para isto, a cidade foi dividida em setores e, estes, por bairros.


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Foto: Marcos Freire e Polícia Militar
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação

Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação

Cerca de 60 corpos foram localizados e retirados de uma área de mata do Complexo da Penha por moradores, após a Operação Contenção realizada pelas f

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes

São 64 o número de  mortos na Operação Contenção, nos complexos do Alemão e da Penha: dois deles são policiais civis e outros dois do Batalhão de Op

Operação Safe Green é deflagrada em Rondônia e outros três Estados contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento na Estação Ecológica Samuel

Operação Safe Green é deflagrada em Rondônia e outros três Estados contra associação criminosa responsável por invasões e desmatamento na Estação Ecológica Samuel

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Combate aos Cri

Operação Protetor dos Biomas apreende mais de 200 kg de pescado irregular em Porto Velho e destina ao Hospital do Amor

Operação Protetor dos Biomas apreende mais de 200 kg de pescado irregular em Porto Velho e destina ao Hospital do Amor

Durante as ações da Operação Protetor dos Biomas, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Batalhão de Polícia Ambiental

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)