Porto Velho (RO) quarta-feira, 25 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Polícia

PM forma o maior nº de soldados a cabo em todo Estado


Uma das maiores formaturas de praça realizada pela Polícia Militar de Rondônia aconteceu na manhã de hoje, 30, no Quartel do Comando Geral, em Porto Velho, quando cerca de 700 soldados PM concluíram o Curso de Formação de Cabos na modalidade EAD – Ensino a Distância. Primeiro na região Norte. “O governo do Estado quer ver sempre o crescimento da Corporação, seja de forma intelectual ou com equipamentos e novas instalações”, disse o chefe da Casa Civil Marco Antonio de Faria que representou o governador Confúcio Moura. Presidiu a solenidade o coronel PM José Carlos, respondendo pelo Comando Geral da PM.

O chefe da Casa Civil anunciou ainda para o segundo semestre do ano que vem o início do CFO – Curso de Formação de Oficiais, bacharéis em Segurança Publica, uma parceria do Estado com a Universidade Federal de Rondônia e o lançamento do edital para concurso público de 260 vagas para soldados PM e oficiais da área de Saúde. Ele tranquilizou mais uma vez a população do Estado dizendo que fatos isolados ocorridos nos últimos dias, em Porto Velho, foram imediatamente identificados e combatidos pela Segurança do Estado.

Representando o Secretário de Segurança, Marcelo Bessa, o gerente da Gerência de Estratégia e Inteligência do Estado, delegado Lindomar Bezerra, observou que este Curso inaugurou o Programa de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização dos Profissionais de Segurança Pública de Rondônia na modalidade de Ensino a Distância, “cuja inovação só foi possível graças ao esforço conjunto dos profissionais da PM e da Sesdec que se envolveram diretamente no projeto e no aperfeiçoamento, adequação do conteúdo e defesa técnico-jurídica, tão necessária a sua acolhida e tramitação até se tornar Lei”.

Para o coronel PM José Carlos Gomes da Rocha, comandante em exercício da Polícia Militar, “este Curso é mais uma demonstração de que o governo da Cooperação se preocupa com a valorização e qualificação profissional na Polícia militar”. De acordo com ele, a responsabilidade aumenta na mesma proporção com que crescemos na escala hierárquica da Corporação. As divisas que cada um passa a ostentar representam não só que são cabos PM, mas principalmente que estão capacitados para o exercício do cargo. Certamente serão cobrados por isso, tanto pela sociedade civil quanto pelos superiores, pares e subordinados.

Curso de Cabos PM

O Curso de Formação de Cabos PM, segundo tenente coronel PM Clairton Pereira da Silva, diretor da Diretoria de Ensino da Polícia Militar, destina-se a formar cabos policiais militares para cumprirem missões específicas de comando e exercício de chefia em grupos de policiamento. A graduação de Cabo PM é um dos degraus da escala hierárquica militar onde as funções a serem exercidas requerem conhecimentos técnicos dos diversos campos de atuação profissional aliados ao espírito de liderança peculiar da graduação.

Formandos

O curso de Formação de Cabos PM/2013, ocorrido simultaneamente em todo o Estado de Rondônia, teve início em 3 de outubro de 2013 e depois de três meses, chega ao seu final. Inicialmente foram matriculados após o devido processo de seleção, 710 alunos em todo o Estado de Rondônia, dos quais estão se formando 692 Cabos Policiais Militares, aptos a exercerem seu mister de proteger o cidadão e promover a paz social.

Sete cidades foram polos. Polo Porto Velho (326 alunos); Pólo Guajará Mirim (31 alunos); Pólo Ariquemes (51 alunos); Polo Jaru (16 alunos); Polo Ji-Paraná (112 alunos); Polo Cacoal (112 alunos); Polo Vilhena (62 alunos).

Segundo ainda o tenente coronel PM Clairton, o Curso de Cabos PM/EAD/2013 é o primeiro curso de formação de graduados da história da Polícia Militar do Estado de Rondônia e primeira graduação Policial Militar à Distância da região norte do país. “A formação pela modalidade de Ensino à Distância é uma nova ordem do ensino policial militar, que já conta com adeptos de todas as polícias do país”.
Para o major PM Fábio Alexandre, coordenador geral e comandante dos formandos, essa formação foi idealizada graças ao empenho de oficiais e praças que formaram o corpo técnico do sistema de ensino à distância, pois “esses valorosos profissionais ocuparam funções preponderantes para que essa formação obtivesse tamanho sucesso”.

Fonte: Lenilson Guedes
 

Mais Sobre Polícia

Polícia Federal deflagra operação de combate a fraudes em licitações na SESAU em Rondônia

Polícia Federal deflagra operação de combate a fraudes em licitações na SESAU em Rondônia

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE/RO), deflagrou nesta