Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

Polícia

PM conclui mais um estágio para motociclista militar


Com vistas ao atendimento rápido e a orientação precisa no trânsito, especialmente de Porto Velho, foi concluído hoje, 18, às 8 horas, na sede da Companhia de Trânsito da Polícia Militar, na Rua Benjamin Constant, o I Estágio de Motociclista Militar realizado pelo governo do Estado por meio da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito. Depois de 100 horas-aula, dez participantes concluíram o estágio.PM conclui mais um estágio para motociclista militar - Gente de Opinião

O secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, Marcelo Bessa, observou que em um trânsito mais intenso, como é o caso da capital, o atendimento por meio de motociclistas é de fundamental importância, haja vista a velocidade com que chegam ao local das ocorrências. “O treinamento visa isto, um atendimento com maior brevidade e a segurança necessária nos deslocamentos”.

Com as operações realizadas pela companhia já é visível a queda do número de acidentes de trânsito, disse o secretário, acrescentando que as operações voltadas para a repressão podem ser desagradáveis, porém são necessárias evitando-se, assim, mais acidentes. Para o secretário, noções de trânsito e direitos e deveres do cidadão deveriam fazer parte do curriculum das séries iniciais com vistas a uma maior consciência dos que detém o direito de dirigir.

Para o coronel PM Paulo César de Figueiredo, Comandante Geral da Polícia Militar, com apoio do governador Confúcio Moura, a PM vem a cada dia realizando seus cursos, aperfeiçoamentos e estágios, valorizando os profissionais de Segurança Pública. Com isso os resultados são satisfatórios, com policiais militares preparados para o enfrentamento, tanto nas atividades fins, quanto nas especializadas.

O coronel destacou a parceria com organismos de Segurança e o Exército Brasileiro que sempre vem colhendo bons resultados como este estágio que teve a participação não só de Policiais Militares, mas de Policiais Rodoviários Federais, e militares do Exército Brasileiro.

Com este já são 19 cursos e estágios realizados nos últimos 18 meses, disse o major PM Lisboa, Comandante da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito. Segundo ele, o investimento do governo tem sido de fundamental importância, uma vez que 80% dos acidentes são com motocicletas e, tendo um pelotão especializado e qualificado, as orientações aos condutores serão mais acentuadas para diminuir as ocorrências diárias.

O Estágio teve inicio no dia 04 de novembro de 2013 depois da realização de processo de seleção interna onde 21 candidatos se inscreveram. Os alunos tiveram aula de Procedimento Operacional Padrão, Pilotagem Rápida Defensiva, Mecânica, Primeiros Socorros, Tiro Defensivo, Direitos Humanos, totalizando a soma de 100 horas-aula, tudo dentro do que preconiza a Doutrina Nacional de Policiamento com Motocicletas.

Os alunos foram submetidos a diversos exercícios simulando situações reais, as quais farão parte de seu cotidiano, como: passagens em pontes, escadas, pista suja e pista de velocidade.

Por fim, as técnicas ministradas de policiamento com motocicletas utilizando também o policial garupa, a fim de se adequar às exigências da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e de se elevar o grau de segurança dos policiais e da população durante as abordagens com motocicletas.

Fonte: Lenilson Guedes
 

Mais Sobre Polícia