Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

PF vai usar biometria do eleitor para emitir passaporte


 André Richter - Repórter da Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Polícia Federal (PF) assinaram hoje (16) um convênio para troca de informações dos bancos de dados das duas instituições. Com a medida, a PF vai utilizar o cadastro biométrico de eleitores na emissão de passaportes. Dessa forma, o cidadão que fez a biometria nos postos eleitorais não precisará fazer novamente a leitura das digitais ao comparecer aos postos da PF para obter o documento. Os dados também serão usados nas investigações da corporação.

De acordo com o diretor-geral da PF, Fernando Segovia, o compartilhamento poderá reduzir o tempo de atendimento nos postos em até 60%. A data para início da comodidade não foi definida.

“O que a gente busca é facilitar a vida do cidadão brasileiro. Quando ele [o cidadão] já estiver na base de dados da Polícia Federal e estiver na base de dados do TSE, em qualquer processo de renovação de passaporte, ele vai reduzir esse tempo de atendimento em até 60%. Com isso, a gente espera que o cidadão não precise mais ficar fazendo colheita de impressões digitais”, disse Segovia.

Na avaliação do presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, a troca de informações também será usada para identificação de fraudes e falsificações nas eleições.

“Já temos algum trabalho no sentido de identificação desses casos de duplicidade ou de falsificação [de títulos]. A polícia nos tem ajudado na questão de prestação de contas e de identificação dos desvios, práticas que determinadas pessoas costumam desenvolver. Em suma, temos tido parceria bastante intensa e isso vai continuar”, disse Mendes.

A Justiça Eleitoral já identificou 46,43% do total de eleitores brasileiros por meio da biometria, o equivalente a 68 milhões de brasileiros. A expectativa é que 100% dos eleitores sejam cadastrados pelas digitais até 2022.

Gente de OpiniãoDomingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação Vendetta desarticula grupo envolvido em homicídio e organização criminosa em Nova Mamoré

Operação Vendetta desarticula grupo envolvido em homicídio e organização criminosa em Nova Mamoré

Na tarde desta sexta-feira (27), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia de Polícia Civil de Nova Mamoré, deflagrou a Operação VENDETTA,

Polícia Militar apreende mais de 15 kg de drogas e desarticula ponto de tráfico em Cacoal

Polícia Militar apreende mais de 15 kg de drogas e desarticula ponto de tráfico em Cacoal

A Polícia Militar de Rondônia realizou uma significativa apreensão de entorpecentes no município de Cacoal, resultando na desarticulação de um ponto

Polícia Militar prende mulher pro tráfico de drogas na Vila Samuel

Polícia Militar prende mulher pro tráfico de drogas na Vila Samuel

Durante patrulhamento, uma guarnição do 5º Batalhão recebeu denúncias anônimas informando sobre intensa comercialização de entorpecentes em uma resi

Deputado Jean Mendonça defende valorização dos servidores do DER

Deputado Jean Mendonça defende valorização dos servidores do DER

O deputado Jean Mendonça (PL) se posicionou em apoio às reivindicações do Sindicato dos Servidores do Departamento de Estradas de Rondônia (SINDER)

Gente de Opinião Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)