Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

PF realiza 'Operação Zagan' em Porto Velho-RO


Porto Velho/RO - A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (27), a Operação Zagan, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa atuante nos estados de Rondônia e Acre. A quadrilha era especializada na falsificação de cédulas e em diversos outros tipos de fraudes, entre as quais falsificação documental.

Ao todo, aproximadamente 138 policiais federais cumprem 35 mandados de prisão, sendo 12 de prisão preventiva e 23 de prisão temporária, além de 36 mandados de busca e apreensão de forma simultânea em quatro estados (Rondônia, Acre, São Paulo e Mato Grosso).

As investigações tiveram inicio no ano de 2010, a partir da apreensão de R$ 3, 05 milhões em cédulas falsas de R$ 50 - uma das maiores já registradas em todo o Brasil -, que estavam escondidas no interior de um veículo furtado e clonado que se encontrava em um sítio às margens de uma represa na cidade de Candeias do Jamari/RO.

Com a elaboração e o uso dos documentos falsos, os integrantes da quadrilha abriam contas em bancos, criavam empresas “fantasmas”, obtinham financiamentos, aplicavam vários golpes e efetuavam compras no comércio em geral, sempre com a certeza de jamais terem de honrar seus compromissos, visto que seus documentos e endereços eram falsos.

Além disso, a organização criminosa também se estendeu a outros ramos de atuação criminosa, sendo que advogados integrantes do grupo ingressavam com ações na Justiça Federal, Justiça Estadual e Justiça do Trabalho, com a apresentação de documentos falsos de clientes “fantasmas” e por vezes induziram a erro o Judiciário.

Entre as instituições atingidas pelas falsidades documentais estão órgãos como a Justiça Estadual, Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Receita Federal, Detran, instituições financeiras e cartórios.

* O nome da operação faz referência à mitologia grega, na qual Zagan é o nome dado a um espírito especialista em fraudes e falsificações (principais atividades do grupo criminoso) que consegue transformar cobre em ouro, chumbo em prata, sangue em óleo, água em vinho e sábios em tolos.

(Atualizada as 10hs)

Fonte: PF

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação Maximus desarticula ponto de tráfico e apreende arsenal de objetos suspeitos em Porto Velho

Operação Maximus desarticula ponto de tráfico e apreende arsenal de objetos suspeitos em Porto Velho

A  Polícia Militar de Rondônia, por meio do Batalhão de Policiamento Tático de Ação e Reação (BPTAR), em operação na capital, resultou na prisão de

PF deflagra nova fase da Operação Compliance na manhã desta quinta

PF deflagra nova fase da Operação Compliance na manhã desta quinta

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (18) a 9ª fase da Operação Compliance Zero. O objetivo é apurar a participação de um agente públic

Polícia Civil de Rondônia deflagra Operação “Caixa de pandora” e prende suspeito de furtos de transformadores de energia em propriedades rurais

Polícia Civil de Rondônia deflagra Operação “Caixa de pandora” e prende suspeito de furtos de transformadores de energia em propriedades rurais

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 1ª e da 2ª Delegacias de Polícia da Capital, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17), a Operação “Caixa

Operação Infância Protegida: Polícia vivil investiga casos de exploração sexual de adolescentes em Rondônia

Operação Infância Protegida: Polícia vivil investiga casos de exploração sexual de adolescentes em Rondônia

Nesta quarta-feira (17), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Seringueiras, com apoio da 1ª Delegacia de Po

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)