Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

PF prende vereador e servidores em operação contra fraude


Marcelo Brandão
Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) anunciou hoje (12) o cumprimento de 38 mandados de busca e apreensão, 15 mandados de prisão e oito de condução coercitiva, em virtude da operação Ave de Rapina, que investiga crimes contra a administração pública de Florianópolis (SC).

Um dos indiciados no inquérito da PF é o vereador Marcos Aurélio Espíndola, conhecido como Badeko. O presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, o vereador César Luiz Belloni Faria, foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos e foi liberado em seguida.

Badeko se apresentou à PF por volta das 14h e está preso. Por telefone, a assessoria da Câmara Municipal informou que está aguardando maiores informações sobre a situação de Badeko para, depois, se manifestar sobre o caso.

De acordo com a PF, foi comprovada a existência de um esquema de corrupção na Câmara Municipal, no Instituto de Planejamento Urbana de Florianópolis e na Fundação Cultural Franklin Cascaes, ambos vinculados à prefeitura da capital catarinense. Servidores públicos recebiam dinheiro de empresários em troca da manutenção ou elaboração de contratos milionários que os beneficiassem.

A fraude nos contratos com a administração pública estadual apareceu também no mercado de radares e lombadas eletrônicas. Empresas do ramo simulavam concorrência em licitações, com apoio dos servidores, que recebiam propina em troca.

A PF investiga o caso há aproximadamente um ano, utilizando interceptação telefônica, monitoramento em vídeo, quebra de sigilo bancário e fotografias. Na operação de hoje foi apreendida quantia em torno de R$ 100 mil, mas alguns milhões de reais já foram movimentados na trama criminosa. O valor exato ainda não foi confirmado pela polícia.

“Foram vários contratos de 5 e de 10 milhões de reais com o município. As empresas passavam quase que mensalmente o pagamento aos servidores. O dinheiro era recebido por uma célula da organização que o distribuía”, explicou o delegado responsável pelas investigações, Alan Dias. Para ele, os envolvidos no esquema demonstraram “malícia e ardil para ludibriar todos que pagam seus impostos, com fraudes milionárias na prefeitura de Florianópolis e em outros órgãos da Administração Pública”.

O prefeito de Florianópolis, Cezar Souza Júnior, disse à imprensa que a prefeitura já está colaborando com as investigações. “Abrimos à Polícia Federal o acesso a toda a documentação, porque, ao lado da sociedade, somos os maiores interessados em que cada item seja elucidado”. Ele anunciou que três servidores comissionados, apontados nas investigações da PF, também foram exonerados.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Civil apreende mais de mil comprimidos de ecstasy durante operação integrada em Porto Velho

Polícia Civil apreende mais de mil comprimidos de ecstasy durante operação integrada em Porto Velho

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Repressão a Narcóticos (DENARC), apreendeu 1.046 comprimidos de droga sintética c

Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão contra investigados por de crime sexual contra adolescente em Porto Velho

Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão contra investigados por de crime sexual contra adolescente em Porto Velho

Na manhã desta segunda-feira (1º de junho), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente

Polícia Civil de Rondônia deflagra “Operação Dose Extraoficial” para apurar comercialização irregular de medicamentos em clínica estética

Polícia Civil de Rondônia deflagra “Operação Dose Extraoficial” para apurar comercialização irregular de medicamentos em clínica estética

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por intermédio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (DECON), deflagrou, na manhã desta qu

Polícia Civil apreende drogas e cigarros eletrônicos em operação contra o tráfico no ambiente escolar em Jaru

Polícia Civil apreende drogas e cigarros eletrônicos em operação contra o tráfico no ambiente escolar em Jaru

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Jaru, com apoio da Polícia Militar, realizou nesta quarta-feira (27) u

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)