Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

PF faz operação para combater fraudes em licitações na BA



Graziele Bezerra - Repórter do Radiojornalismo

A Polícia Federal faz uma operação de combate a fraudes em licitações nas cidades de Eunápolis, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, no sul da Bahia. As investigações apontam que, com a ajuda de parentes, os prefeitos Claudia Oliveira, de Porto Seguro, José Robério Batista de Oliveira, de Eunápolis, e Agnelo Santos, de Santa Cruz Cabrália, todos do PSD, teriam fraudado contratos que somam R$ 200 milhões.

Segundo a Polícia Federal, as prefeituras envolvidas contratavam empresas relacionadas ao grupo familiar para fraudar licitações, simulando a competição entre elas. A PF apelidou o esquema de “ciranda da propina”, isso porque as empresas dos parentes revezavam as vitórias das licitações para camuflar o esquema e, em muitos casos, chegavam a repassar o total do valor contratado, na mesma data do recebimento, a outras empresas da família.

Após a contratação, parte do dinheiro repassado pelas prefeituras era desviado, em nomes de terceiros, para dificultar a identificação do destinatário final dos valores arrecadados, que, em regra, retornavam para membros da organização criminosa. Essas mesmas empresas também eram utilizadas para lavagem do dinheiro ilicitamente desviado.

Os policiais cumprem 21 mandados de prisão temporária, 18 de condução coercitiva e 42 de busca e apreensão, nos estados da Bahia, de São Paulo e Minas Gerais. Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, fraude à licitação, corrupção ativa e passiva e lavagem de capitais.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Civil atua em operação integrada e prende integrantes de organização criminosa em Machadinho D’oeste

Polícia Civil atua em operação integrada e prende integrantes de organização criminosa em Machadinho D’oeste

Na manhã deste domingo (22), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia de Machadinho d’Oeste, em ação integrada com a Polícia Militar do mu

Polícia Civil de Rondônia deflagra operação para apurar homicídio de ex-vereador em São Miguel do Guaporé

Polícia Civil de Rondônia deflagra operação para apurar homicídio de ex-vereador em São Miguel do Guaporé

Nesta sexta-feira (20), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de São Miguel do Guaporé, deflagrou operação policial com o

Operação Desarmare: Polícia Militar apreende armas e munições durante abordagem na zona leste de Porto Velho

Operação Desarmare: Polícia Militar apreende armas e munições durante abordagem na zona leste de Porto Velho

Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de armas de fogo, munições e na prisão de vários suspeitos na noite desta quarta-feira (18), em Po

GAEMA realiza visita técnica à Estação Ecológica Soldado da Borracha

GAEMA realiza visita técnica à Estação Ecológica Soldado da Borracha

O Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público de Rondônia, por meio da promotora de justiça Valéria Giumelli Canestri

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)