Terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 - 12h20
Alex Rodrigues
Agência Brasil
Brasília - Mais de 50 policiais federais participam de uma operação deflagrada hoje (28) para desarticular a ação de criminosos que, segundo as investigações, controla a distribuição de drogas na região sul de Mato Grosso. Há suspeitas de que os líderes do grupo agiam de dentro da Penitenciária Major Eldo de Sá Correia, o Presídio da Mata Grande, em Rondonópolis (MT).
Nove mandados de prisão e nove de busca e apreensão foram emitidos pela 1ª Vara Criminal de Rondonópolis. Entre os alvos dos mandados há um policial militar, cujo nome não foi divulgado. Segundo a Polícia Federal (PF), ele facilitava a entrada de drogas e telefones celulares no presídio e coordenava as ações da quadrilha nas ruas.
A PF afirma ter constatado, ao longo de quatro meses de investigações, que agentes públicos permitiam a entrada de telefones celulares na unidade prisional, o que possibilitava aos criminosos continuar coordenando a venda de drogas e outras práticas ilícitas do interior do presídio.
A Operação Raiz recebeu esse nome devido às referências a uma pessoa apontada como um dos chefes da quadrilha, conhecida como Mandioca. A ação é um prolongamento da Operação Xadrez, deflagrada em 2011, também para combater o narcotráfico no Presídio da Mata Grande e na Cadeia de Itiquira, onde agentes haviam encontrado drogas e aparelhos telefônicos.
As investigações relacionadas à Operação Raiz já haviam resultado na prisão de quatro pessoas e na apreensão de mais de 297 quilos de entorpecentes. A PF assegura que as ações para interromper o envio de drogas e telefones aos presídios não deverão ser interrompidas ao fim da operação.
DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança
Nesta quinta-feira (27), a DRF Porto Velho concluiu ação de apreensão de drogas de um caminhão carregado com diversas mudanças (móveis, eletrodomést
DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro
Na manhã desta quinta-feira (20) a DRF Porto Velho, em conjunto com a PFR e Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas apreenderam aproximadamente
Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado
Durante a Operação Fronteira Segura, em Guajará-Mirim, Rondônia, por volta das 19 horas de ontem, 19, as forças de segurança compostas pelo Batalhão
Com o objetivo de combater o desmatamento ilegal e prevenir queimadas, em menos de quatro dias de atividades, da Operação Hileia, que teve início no