Terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 - 12h20
Alex Rodrigues
Agência Brasil
Brasília - Mais de 50 policiais federais participam de uma operação deflagrada hoje (28) para desarticular a ação de criminosos que, segundo as investigações, controla a distribuição de drogas na região sul de Mato Grosso. Há suspeitas de que os líderes do grupo agiam de dentro da Penitenciária Major Eldo de Sá Correia, o Presídio da Mata Grande, em Rondonópolis (MT).
Nove mandados de prisão e nove de busca e apreensão foram emitidos pela 1ª Vara Criminal de Rondonópolis. Entre os alvos dos mandados há um policial militar, cujo nome não foi divulgado. Segundo a Polícia Federal (PF), ele facilitava a entrada de drogas e telefones celulares no presídio e coordenava as ações da quadrilha nas ruas.
A PF afirma ter constatado, ao longo de quatro meses de investigações, que agentes públicos permitiam a entrada de telefones celulares na unidade prisional, o que possibilitava aos criminosos continuar coordenando a venda de drogas e outras práticas ilícitas do interior do presídio.
A Operação Raiz recebeu esse nome devido às referências a uma pessoa apontada como um dos chefes da quadrilha, conhecida como Mandioca. A ação é um prolongamento da Operação Xadrez, deflagrada em 2011, também para combater o narcotráfico no Presídio da Mata Grande e na Cadeia de Itiquira, onde agentes haviam encontrado drogas e aparelhos telefônicos.
As investigações relacionadas à Operação Raiz já haviam resultado na prisão de quatro pessoas e na apreensão de mais de 297 quilos de entorpecentes. A PF assegura que as ações para interromper o envio de drogas e telefones aos presídios não deverão ser interrompidas ao fim da operação.
Coronel PM Regis Wellington Braguin fala sobrea operação realizada no Cai N’Água em Porto Velho
Veja o vídeo:
Na manhã desta terça-feira (24), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio das 1ª e 2ª Delegacias de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), com
Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação
Na madrugada desta terça-feira (10), durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, deflagrada com o objetivo de combater crimes transfrontei
PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais
A Polícia Federal divulgou o edital do novo concurso público para o preenchimento de 1.000 vagas em diversos cargos da instituição. As oportunidade