Terça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

PF faz intercâmbio com 12 países para combate as drogas


Bruno Bocchini
Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) iniciou ontem (29) intercâmbio com 12 países para combater o tráfico internacional de drogas e outros crimes em aeroportos. O Programa de Cooperação Internacional em Aeroportos (Intercops) terá duração de duas semanas e contará com a participação de: África do Sul, Alemanha, Angola, Austrália, Catar, França, Guiana, Marrocos, Namíbia, Nigéria, Paraguai e Reino Unido.

“Além do intercâmbio de boas práticas, vamos consolidar uma rede de inteligência entre policiais que atuam em aeroportos. Essa atividade de troca de informações é usual, mas observamos novos destinos, como os países da África e a Austrália, com os quais a gente não tem contato cotidiano”, destacou o superintendente regional da PF em São Paulo, Roberto Troncon Filho.

O programa será operado no Aeroporto Internacional de Guarulhos que, segundo a PF, é o local onde mais se apreende cocaína no mundo. Em 2013 foram 1,3 mil quilos, com as prisões de 320 traficantes. “Vamos consolidar uma rede de inteligência entre polícias internacionais que atuam em aeroportos”, ressaltou Troncon. Estão previstas dez oficinas até o final da próxima semana.

Além do tráfico de drogas, o programa prevê treinamento contra os crimes de tráfico de pessoas, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e tráfico de animais silvestres. “[Vamos compartilhar] nossa expertise, resultante dos grandes eventos ocorridos no Brasil, a Rio+20, a Jornada Mundial da Juventude, a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Toda essa preparação bem como tudo que investimos nos permitiu estar aqui com um nível de experiência muito maior”, disse o superintendente.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança

DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança

Nesta quinta-feira (27), a DRF Porto Velho concluiu ação de apreensão de drogas de um caminhão carregado com diversas mudanças (móveis, eletrodomést

DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro

DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro

Na manhã desta quinta-feira (20) a DRF Porto Velho, em conjunto com a PFR e Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas apreenderam aproximadamente

Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado

Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado

Durante a Operação Fronteira Segura, em Guajará-Mirim, Rondônia, por volta das 19 horas de ontem, 19, as forças de segurança compostas pelo Batalhão

Governo de RO intensifica Operação Hileia e já apresenta resultados expressivos no combate aos crimes ambientais

Governo de RO intensifica Operação Hileia e já apresenta resultados expressivos no combate aos crimes ambientais

Com o objetivo de combater o desmatamento ilegal e prevenir queimadas, em menos de quatro dias de atividades, da Operação Hileia, que teve início no

Gente de Opinião Terça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)