Sábado, 25 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

PF e IBAMA deflagram Operação Hefesto II contra garimpo ilegal no Rio Madeira

49 embarcações e motores foram inutilizados; apreensões incluem aparelhos celulares e mercúrio.


PF e IBAMA deflagram Operação Hefesto II contra garimpo ilegal no Rio Madeira - Gente de Opinião

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), deflagrou, nesta sexta-feira (24/10), a Operação Hefesto II, com o objetivo de prevenir e reprimir a extração ilegal de ouro e demais crimes ambientais no trecho do Rio Madeira compreendido entre os distritos de Aliança, São Carlos e Nazaré, em Rondônia.

Durante as diligências foram identificadas dragas e balsas de médio e grande porte empregadas na extração, evidenciando atividade estruturada e com capacidade de extração em larga escala, distinta de práticas artesanais. Em razão da impossibilidade de remoção desses equipamentos, 49 embarcações e motores utilizados na atividade ilícita foram inutilizados no local.

Também foram apreendidos aparelhos celulares dos suspeitos flagrados a bordo e frascos contendo mercúrio, substância denominada altamente tóxica, comumente empregada no processamento ilegal do minério. Os materiais e as embarcações inutilizadas serão devidamente contabilizados e encaminhados conforme os procedimentos legais.

O garimpo ilegal no leito do rio ocasiona danos ambientais significativos, como desmatamento e contaminação por mercúrio, além de prejuízos diretos às populações indígenas e ribeirinhas da região. As ações ocorrem aproximadamente um mês após as operações Leviatá e Boiuna, também voltadas ao combate ao garimpo ilegal no Rio Madeira, demonstrando sequência de operações destinadas a enfrentar esse tipo de crime na Amazônia Legal.

As investigações agora se voltam à identificação dos financiadores, operadores logísticos e demais elos da cadeia criminosa, inclusive responsáveis pelo suporte material e pela receptação do ouro extraído ilegalmente. Os envolvidos poderão responder por crimes ambientais, usurpação de bens da União e associação criminosa, entre outros delitos eventualmente identificados no curso das apurações.

A Polícia Federal reitera seu compromisso com a proteção dos recursos naturais e com o combate aos crimes ambientais na Amazônia.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoSábado, 25 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Federal cumpre mandado de prisão contra ex-presidente da Emdur condenado por corrupção

Polícia Federal cumpre mandado de prisão contra ex-presidente da Emdur condenado por corrupção

A Polícia Federal cumpriu, nesta sexta-feira (24/10), mandado de prisão expedido pela Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas do Tribunal de

PF combate falsificação de diplomas na Universidade Federal de Rondônia

PF combate falsificação de diplomas na Universidade Federal de Rondônia

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (24/10), a Operação Loki, com o objetivo de combater a prática de falsificação de documentos

PF deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil em Guajará-Mirim/RO

PF deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil em Guajará-Mirim/RO

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (23/10), a Operação Occultus, destinada a combater crimes relacionados à posse e ao armazenamento de

PF deflagra Operação Persona contra abuso sexual infantojuvenil em Rondônia

PF deflagra Operação Persona contra abuso sexual infantojuvenil em Rondônia

Nesta quarta-feira (22/10), a Polícia Federal deflagrou a Operação Persona, com o objetivo de combater crimes relacionados ao abuso sexual infantoju

Gente de Opinião Sábado, 25 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)