Porto Velho (RO) quarta-feira, 2 de dezembro de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

PF deflagra operação contra desvio de dinheiro público


Alex Rodrigues
Agência Brasil

Brasília - A Polícia Federal (PF), o Ministério Público Federal (MPF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram na manhã de hoje (21) uma operação para desarticular um esquema de desvio de recursos federais destinados a programas assistenciais e ações da prefeitura de Leopoldo de Bulhões (GO), a 54 quilômetros de Goiânia, capital do estado.

Segundo a PF, o dinheiro desviado deveria ser usado nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento social, em ações como a construção de uma creche e na compra de um veículo para o transporte de estudantes. O valor desviado nos últimos dois anos pode chegar a R$ 1,9 milhão.

Denominada Fundo Falso, a operação resultou no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão. Em Leopoldo Bulhões, os policiais federais e servidores da CGU fizeram buscas na sede da prefeitura, na casa do prefeito, Raimundo Nonato Rodrigues (PSDB) e em um escritório de contabilidade. Além disso, também foram feitas buscas nas casas que dois sócios do escritório de contabilidade têm em Goiânia.

De acordo com a CGU, o esquema começou a ser investigado em outubro deste ano, após a cidade ser selecionada para ser um dos 60 municípios objeto de fiscalização especial sobre a aplicação de recursos federais. Além disso, moradores denunciaram inúmeras irregularidades e problemas, como o atraso de mais de cinco meses no pagamento dos salários de servidores e professores; escolas fechadas e a precariedade do atendimento nos postos de saúde.

Durante a auditoria da CGU, foram detectados extratos bancários adulterados relativos à prestação de contas e irregularidades na execução do convênio para a construção da creche e na aquisição do veículo escolar.

A Agência Brasil tentou ouvir algum representante da prefeitura ou o próprio prefeito, mas ninguém atendeu às chamadas para o único número de telefone que consta no site da prefeitura.
 

Mais Sobre Polícia

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

O 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia (5º BPM – Batalhão Belmont) realiza, nesta sexta-feira (23), às 19h, a formatura militar alusiva ao seu

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Na manha de hoje (21), a Polícia Rodoviária Federal participou da Operação Arinna, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime O