Porto Velho (RO) sábado, 24 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Polícia

PF deflagra 5ª operação contra crimes relacionados à Ferrovia Norte-Sul em Goiás e no DF

Operação Trilho 5x investiga os destinos de aproximadamente R$ 7,5 milhões


PF deflagra 5ª operação contra crimes relacionados à Ferrovia Norte-Sul em Goiás e no DF - Gente de Opinião
Cerca de 150 policiais federais dão cumprimento a 35 mandados judiciais expedidos pela Justiça Federal de Goiás

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (26/9) a Operação Trilho – 5X, com o objetivo de aprofundar as investigações do crime de lavagem de dinheiro ligado a pagamentos de propinas e a desvios de recursos públicos nas obras da ferrovia Norte-Sul, em Goiás e no Distrito Federal.

Cerca de 150 policiais federais estão dando cumprimento a 35 mandados judiciais expedidos pela Justiça Federal de Goiás, sendo 33 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de sequestro de bens imóveis e semoventes, a serem cumpridos nas cidades de Formosa, Mineiros, Goiânia e no Distrito Federal.

O objetivo é colher provas da prática de crimes de lavagem de dinheiro proveniente do esquema de corrupção montado no âmbito da Valec, comandado pelo então ex-presidente José Francisco das Neves e pelo grupo político capitaneado por Valdemar da Costa Neto.

As investigações, que vêm sendo desenvolvidas desde o ano de 2012, são desdobramentos das Operações Trem Pagador, O Recebedor, Tabela Periódica e De Volta aos Trilhos. Nessas fases já deflagradas ficou constatada a prática dos crimes de corrupção, desvios de recursos públicos, fraudes a licitações, dentre outros, havendo apontamento de valores desviados, em razão de sobrepreço ou superfaturamento nas obras, que atualizados chegam ao valor de meio bilhão de reais.

Alvos

Os alvos da operação deflagrada nesta quarta-feira são 34 pessoas físicas e jurídicas que mais receberam recursos provenientes das contas do escritório Heli Dourado Advogados Associados no período em que lhe foram creditados os valores provenientes das empreiteiras, sem que tais pagamentos tivessem sido declarados à Receita Federal. São investigados os destinos de aproximadamente R$7,5 milhões.

Também está sendo cumprido mandado de sequestro da Fazenda Maltizaria, situada em Formosa/GO, adquirida por Heli Dourado com recursos oriundos das empreiteiras investigadas, através de contrato de gaveta, sem que a operação fosse levada ao registro imobiliário, mantendo-se assim oculta a sua verdadeira propriedade.

Mais Sobre Polícia

Lava Jato cumpre mandados de prisão por propina paga a 2 ex-ministros

Lava Jato cumpre mandados de prisão por propina paga a 2 ex-ministros

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (21) a 63ª fase da Operação Lava Jato, denominada Carbonara Chimica. São cumpridos, em São Paulo, dois mandados

Garimpeiros invadem aldeia no Amapá e matam cacique

Garimpeiros invadem aldeia no Amapá e matam cacique

Garimpeiros invadiram neste sábado (27) a aldeia de Waiãpi, no Amapá, e assassinaram uma liderança indígena do local; segundo o senador Randolfe Rodri

Quatro suspeitos de invadir telefone de Sergio Moro são detidos pela PF

Quatro suspeitos de invadir telefone de Sergio Moro são detidos pela PF

Policiais federais detiveram hoje (23), no estado de São Paulo, quatro suspeitos de acessar, sem autorização, o telefone celular do ministro da Justiç

Ministro da Infraestrutura confirma recursos para a recuperação da BR-364 e conclusão da ponte do Abunã

Ministro da Infraestrutura confirma recursos para a recuperação da BR-364 e conclusão da ponte do Abunã

Em reunião nesta terça-feira (14-05) com a bancada de Rondônia, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, confirmou que o Governo Federal vai