Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

PF combate tráfico internacional de intorpecentes


São Paulo/SP - Foi finalizada ontem (31/10) a denominada Operação Espanha, que resultou na desarticulação de organização criminosa que enviava “mulas” brasileiras do aeroporto de Guarulhos/SP para o aeroporto de Madri/Espanha.

As mulas eram brasileiros recrutados em canteiros de obras da construção civil, que em principio acreditavam nas falsas promessas de trabalho em obras no exterior, entretanto, o objetivo era o transporte de cocaína em virtude de promessas de remuneratórias.

A quadrilha era integrada por brasileiros, espanhóis e equatorianos que  atuavam cerca de um ano na rota Guarulhos -Barajas.

A Operação Espanha teve início com a prisão de “mulas” em Guarulhos, que levaram ao monitoramento de brasileiros que as aliciavam e as enviavam pessoas ao território espanhol.

Com autorização da Justiça foi possível a atuação policial por meio da Ação Controlada, instituto legal que permite que a polícia ao invés de prender o criminoso quando embarca com a droga, o acompanhe sem prendê-lo naquele momento, objetivando a prisão posterior em situação que permita o desmantelamento da organização criminosa. Tal procedimento viabiliza não só a prisão dos transportadores, como principalmente dos chefes responsáveis pelo narcotráfico.

A Cooperação Policial somente foi possível porque a PF mantém na Espanha uma adidância policial que intermediou toda a ação junto às autoridades espanholas.

A Operação Espanha, até o momento, resultou em prisões em flagrante e preventiva de quatro pessoas, sendo que ainda existem integrantes foragidos em território europeu.  Juntamente com as prisões, foram apreendidos cerca de cinco quilos de cocaína.

Por determinação judicial não serão divulgados vídeos, imagens ou áudios da Operação.

Fonte: Polícia Federal

 

Mais Sobre Polícia

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

O 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia (5º BPM – Batalhão Belmont) realiza, nesta sexta-feira (23), às 19h, a formatura militar alusiva ao seu

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Na manha de hoje (21), a Polícia Rodoviária Federal participou da Operação Arinna, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime O