Porto Velho (RO) domingo, 29 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

Organização criminosa é presa em ação estratégica da Polícia Militar de Rondônia


Gente de Opinião

Integrantes de uma organização criminosa são presos após invadir fazenda em Cujubim

A ação estratégica da Polícia Militar de Rondônia e o apoio imediato da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) surpreendeu uma organização criminosa que de forma audaciosa e agressiva invadiu no último domingo (16) uma propriedade rural no município de Cujubim tendo feito uma família refém e mantendo-a sob ameaça de morte.

A organização era formada por cerca de 50 pessoas. ‘‘Eles estavam com coletes balísticos e armas de fogo’’, afirma o  chefe do Centro de Comunicação Social (Cecoms) da PM, capitão PM Renato Suffi.

Enquanto a família era mantida refém na sede da fazenda, parte do grupo procurava por joias, televisores, celulares, dinheiro, motosserra e outros objetos que pudessem ser transportados durante a fuga. Já outra parte deles destruía barracões, gado e pontes de acesso ao local.

A família só foi liberada na noite de domingo quando buscpu ajuda em posto policial da cidade. O 7° Batalhão, localizado em Ariquemes, foi acionado para dar apoio.  O Comando Geral da PM foi informado do caso e comunicou a Sesdec.

‘‘O secretário de imediato autorizou a intervenção policial, salvaguardando a vida de todos e zelando pela segurança’’. O comandante do 7º Batalhão, major Farias, foi quem coordenou a ação com cerca de 45 policiais.

Além disso, uma das medidas da Sesdec considerada estratégica para o sucesso da ação foi o uso da aeronave Falcão 02, do Núcleo de Operações Aéreas da Sesdec. ‘‘Isso foi primordial para o êxito da operação porque se tratava de uma área de mata fechada e essa organização trabalha de maneira coordenada usando táticas de milícia com embosca e armadilhas’’, destaca.

Com o apoio do Núcleo de Operações Aéreas foi possível identificar onde o grupo estava escondido. Os atiradores estavam em barricadas. Desta forma os policiais conseguiram fazer uma abordagem estratégica que resultou na prisão de 48 infratores que chegaram inclusive a fazer crianças de escudo humano. A ação foi concluída sem feridos.


Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: PM/RO
Secom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Polícia

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

O 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia (5º BPM – Batalhão Belmont) realiza, nesta sexta-feira (23), às 19h, a formatura militar alusiva ao seu

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Na manha de hoje (21), a Polícia Rodoviária Federal participou da Operação Arinna, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime O