Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Operações apreenderam 2 toneladas de drogas em 2015


Gente de Opinião

Mais de duas toneladas de drogas foram apreendidas em 2015

As operações das polícias Militar, Civil, Unidades Especializadas de Fronteira (Unesfron) e órgãos federais na faixa de fronteira, resultaram na apreensão de mais de duas toneladas  de drogas durante o ano de 2015. Os dados estatísticos de combate aos crimes fronteiriços foram apresentados pela Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).

Durante o mesmo período, ocorreram 1.940 inspeções de embarcações, 34.202 vistorias em veículos, 49.992 revistas em pedestres , apreensão de 544 armas de fogo, 2.095 munições, tendo ainda 407 veículos recuperados. Foram apreendidos 1.522,387 kg de maconha, 10.778 kg de crack, 252.887 kg cocaína e 383,559 de pasta base totalizando 2.166,610 kg de drogas.

No ano de 2014, foram apreendidos 665.635 kg de maconha; 335.139 kg de cocaína; 15.4983  kg crack; 326.251 kg pasta base,  que juntas somam 1.342,522 kg de entorpecentes. As ações resultaram ainda na  apreensão de 491 armas, 2.744 munições, 4.839 inspeções a embarcações, abordagem a 53.299 veículos ,75.917 revistas em pedestres  e a recuperação de  397 veículos.

Segundo o secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, a integração dos órgãos de segurança pública, em especial a inteligência policial, permitiu  as apreensões de entorpecentes  e armas em maior número que 2014. “O compartilhamento dessas informações e a integração das forças levaram a um resultado mais eficiente”, destacou.

De acordo com Reis, um levantamento da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), aponta Rondônia como o 5º colocado na lista dos 11 estados no  de fronteira que mais apreendem drogas na faixa fronteira junto com Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina Mato Grosso.

“O Estado de Rondônia sempre desempenhou importante papel no combate aos crimes transfronteiriços, liderando o ranking da região norte em 2015. Os investimentos pela Senasp permitiram o reaparelhamento das unidades que se encontram instaladas nos 26 municípios da faixa de fronteira, melhorando as condições de trabalho dos profissionais lotados nessas unidades”, disse Reis.

Para reforçar ainda mais a vigilância, segundo o secretário, foram criadas as Unidades Especializadas em Segurança de Fronteira (Unesfron) nas principais cidades da faixa de fronteira.

“Encontra-se inaugurada em sede própria a 1ª Unesfron, na cidade de Guajará Mirim, para combater delitos, tráfico e contrabando em uma fronteira que atinge 1.350 km. As unidades policiais militares de Buritis e Vilhena foram reforçadas com equipamentos, armamento e viaturas pertencentes a 2ª e 3ª Unesfron, respectivamente. Para o 1º semestre de 2016, já estão sendo planejadas novas operações, incluindo abordagens a condutores e vistorias em veículos que trafegam por rodovias, estradas vicinais e aos rios que dão acesso à fronteira”, salientou.


Fonte
Texto: Márcia Martins
Fotos: ACS/SESDEC
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Militar apreende mais de 10 kg de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Porto Velho

Polícia Militar apreende mais de 10 kg de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Porto Velho

Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de mais de 10 quilos de entorpecentes e na prisão em flagrante de dois homens suspeitos de tráfico

Polícia Civil deflagra operação contra fabricação clandestina de bebidas e coação a servidores em Ji-Paraná

Polícia Civil deflagra operação contra fabricação clandestina de bebidas e coação a servidores em Ji-Paraná

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Ji-Paraná, deflagrou operação para apurar a produção clandestina de bebidas e am

Três são presos por tráfico de drogas durante ação da Polícia Militar no bairro Aponiã, em Porto Velho

Três são presos por tráfico de drogas durante ação da Polícia Militar no bairro Aponiã, em Porto Velho

Três homens foram presos por tráfico de entorpecentes e associação ao tráfico durante uma ação da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia Militar rea

Piloto preso por pedofilia pagava mães e avós para abusar de meninas

Piloto preso por pedofilia pagava mães e avós para abusar de meninas

O piloto preso no Aeroporto de Congonhas nesta segunda-feira (9), suspeito da prática de pedofilia, é o líder de uma rede de exploração sexual de me

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)