Porto Velho (RO) quinta-feira, 26 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

'Operação Sucata' é destaque do Gabinete de Gestão Integrada


Rosilei de Lima (Patrimônio), coordena a Comissão Temática "Furto e Roubo de Cabos Telefônicos e Condutores de Energia"  realizou ações durante a "Operação Sucata".

De acordo com a delegada Rosilei a operação cumpriu 31 Mandados de Busca, em um prazo Record de cinco dias, sendo apresentado para a justiça o relatório das atividades dentro do prazo estipulado (cinco dias). "O trabalho contra o roubo e furto de cabos telefônicos e condutores de energia foi dividido em duas partes, a primeira foi o trabalho repressivo e a segunda foi uma ação educativa", explicou Rosilei.

A delegada disse que o serviço de investigação identificou os principais pontos de receptação do material roubado ou furtado e depois foi pedida para a justiça a expedição dos Mandados de Busca. Participaram das operações a Polícia Civil, a Polícia Militar e os técnicos da Eletronorte, Ceron e Brasil Telecom.

Com a primeira parte da operação executada e a ampla divulgação na imprensa, iniciou-se a ação educativa. "Realizamos palestras educativas sobre o assunto e conscientizamos os sucateiros que é crime comprar produtos de origem duvidosa. Também foram distribuídos cartazes educativos em locais públicos", destacou a delegada.

Para manter o controle da situação, agora os sucateiros deverão registrar a compra e venda de cobre, bem como manter um arquivo de notas fiscais das transações comerciais, pois se algum produto ilegal for encontrado no estabelecimento comercial o proprietário poderá justificar a procedência do material, caso contrário é aberto um inquérito policial.

Marinha é Membro Nato do GGI

Durante a 34ª reunião ordinária do GGI também foi incluída a Marinha do Brasil como Membro Nato do gabinete. Com a inclusão da Marinha, agora as três Forças Armadas integram o GGI, outra vitória para a Segurança Pública do estado, se for considerada que "em Rondônia temos cerca de 1400 km de extensão de rios, que fazem fronteira com a Bolívia, o que faz da Marinha essencial na colaboração para execução de ações integradas na fronteira", destacou o secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), tenente-coronel Pm Evilásio Sena.

No decorrer da reunião ainda foi apresentado o relatório do 1º Fórum Internacional de GGI, realizado em novembro, em São Luís (MA), quando Rondônia foi destaque para todo o país, se tornando referência em Gestão Integrada. O Tribunal de Justiça de Rondônia também registrou a sua satisfação em fazer parte do gabinete, em razão da seriedade de seus membros.

Participaram da reunião do Tribunal de Justiça, a Polícia Militar, a Polícia Civil, a base Aérea, a Polícia Rodoviária Federal, a Marinha, o Gabinete Militar, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Eletronorte.

Fonte: GGI - Autor: Érica Ferreira / AI SESDEC

 

Mais Sobre Polícia

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

O 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia (5º BPM – Batalhão Belmont) realiza, nesta sexta-feira (23), às 19h, a formatura militar alusiva ao seu

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Na manha de hoje (21), a Polícia Rodoviária Federal participou da Operação Arinna, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime O