Porto Velho (RO) segunda-feira, 3 de agosto de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

Operação “ROUTE 33” previne e combate crimes


Operação “ROUTE 33” previne e combate crimes - Gente de Opinião

Mais uma operação integrada com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade aconteceu neste último sábado, 28, na capital. Desta vez, a sociedade assistiu a “Operação ROUTE 33”, que percorreu os bairros periféricos e locais onde existem denúncias de comércio ilegal de substâncias entorpecentes e outros tipos de delitos.
Foram 11 viaturas no comboio, que contou com a participação de aproximadamente 40 servidores da segurança, entre eles: policiais civis e militares, bombeiros militares, delegados e o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Cezzar Pizzano. A imprensa local (impressa e televisiva) também marcou presença e registrou toda a transparência da operação.

Operação “ROUTE 33” previne e combate crimes - Gente de Opinião


A operação determinada pelo Governo do Estado, por meio do secretário da Sesdec, tenente-coronel PM Evilásio Sena, teve como principal objetivo prevenir crimes contra a população, explicou Cezzar Pizzano, dizendo “polícia boa não é aquela que prende o bandido e sim aquela que não permite que o crime aconteça”.
Com essa filosofia de prevenção e combate ao crime e integração policial, a operação aconteceu com o máximo respeito ao cidadão, foram realizadas abordagens em busca de armas sem registro legal, drogas, foragidos da justiça, veículos furtados, entre outros.
Em todos os locais abordados a população compreendeu o porquê da operação e se despediu dos policiais com muitos aplausos, uma vez que se sentiram protegidos. “A polícia está de parabéns por essa ação que já vem acontecendo, a gente se sente mais seguro com a presença de policiais nas ruas, sem contar que eles (policiais) não estão agindo com truculência, ao contrário, até explicam porque estamos sendo abordados”, declarou a dona-de-casa Camila Casal.
O comboio realizou abordagens nos bairros São Sebastião I e II, Balsa, JK, Ulisses Guimarães, Tancredo Neves, Centro, Costa e Silva; nas avenidas Mamoré, Guaporé, Calama, José Amador dos Reis, Jatuarana, Pinheiro Machado, Governador Jorge Teixeira; nos postos de combustíveis localizados na área central; e, na pista que dá acesso ao aeroporto internacional de Rondônia “Governador Jorge Teixeira”.

Operação “ROUTE 33” previne e combate crimes - Gente de Opinião


O diretor do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), cel. Ferraz, que representou a Polícia Militar durante a operação, ressaltou que durante o período que acontecem esses tipos de operações preventivas as ocorrências policiais diminuem significativamente, o que justifica as operações, pois a presença da polícia na rua inibe o crime.
O secretário adjunto garantiu que esse tipo de operação preventiva e integrada será uma rotina da polícia e orientou a população sobre como se divertir com segurança. Pizzano ainda pediu a colaboração da sociedade para que ande de mãos dadas com a polícia, pois a integração é fundamental para o sucesso do serviço policial, “a parceria entre a comunidade e a polícia é indispensável para se fazer Segurança Pública”, concluiu.

Fonte: Érica Ferreira

Mais Sobre Polícia