Segunda-feira, 30 de julho de 2007 - 15h34

Mais uma operação integrada com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade aconteceu neste último sábado, 28, na capital. Desta vez, a sociedade assistiu a “Operação ROUTE 33”, que percorreu os bairros periféricos e locais onde existem denúncias de comércio ilegal de substâncias entorpecentes e outros tipos de delitos.
Foram 11 viaturas no comboio, que contou com a participação de aproximadamente 40 servidores da segurança, entre eles: policiais civis e militares, bombeiros militares, delegados e o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Cezzar Pizzano. A imprensa local (impressa e televisiva) também marcou presença e registrou toda a transparência da operação.

A operação determinada pelo Governo do Estado, por meio do secretário da Sesdec, tenente-coronel PM Evilásio Sena, teve como principal objetivo prevenir crimes contra a população, explicou Cezzar Pizzano, dizendo “polícia boa não é aquela que prende o bandido e sim aquela que não permite que o crime aconteça”.
Com essa filosofia de prevenção e combate ao crime e integração policial, a operação aconteceu com o máximo respeito ao cidadão, foram realizadas abordagens em busca de armas sem registro legal, drogas, foragidos da justiça, veículos furtados, entre outros.
Em todos os locais abordados a população compreendeu o porquê da operação e se despediu dos policiais com muitos aplausos, uma vez que se sentiram protegidos. “A polícia está de parabéns por essa ação que já vem acontecendo, a gente se sente mais seguro com a presença de policiais nas ruas, sem contar que eles (policiais) não estão agindo com truculência, ao contrário, até explicam porque estamos sendo abordados”, declarou a dona-de-casa Camila Casal.
O comboio realizou abordagens nos bairros São Sebastião I e II, Balsa, JK, Ulisses Guimarães, Tancredo Neves, Centro, Costa e Silva; nas avenidas Mamoré, Guaporé, Calama, José Amador dos Reis, Jatuarana, Pinheiro Machado, Governador Jorge Teixeira; nos postos de combustíveis localizados na área central; e, na pista que dá acesso ao aeroporto internacional de Rondônia “Governador Jorge Teixeira”.

O diretor do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), cel. Ferraz, que representou a Polícia Militar durante a operação, ressaltou que durante o período que acontecem esses tipos de operações preventivas as ocorrências policiais diminuem significativamente, o que justifica as operações, pois a presença da polícia na rua inibe o crime.
O secretário adjunto garantiu que esse tipo de operação preventiva e integrada será uma rotina da polícia e orientou a população sobre como se divertir com segurança. Pizzano ainda pediu a colaboração da sociedade para que ande de mãos dadas com a polícia, pois a integração é fundamental para o sucesso do serviço policial, “a parceria entre a comunidade e a polícia é indispensável para se fazer Segurança Pública”, concluiu.
Fonte: Érica Ferreira
Segunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Investigação sobre a morte de adolescente em Porto Velho
A Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Vida (DHPP), informa que acompanha o caso da adolescente vitimada

Na manhã desta sexta-feira (23/02), a Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Extorsões, Roub

Mulher é presa com quase 29 kg de maconha em ônibus interestadual em Vilhena
Uma mulher foi presa na noite desta quinta-feira (20) ao ser flagrada transportando quase 29 quilos de maconha em um ônibus interestadual que fazia

Uma operação integrada da Polícia Militar resultou na prisão de vários suspeitos por tráfico de drogas, associação criminosa, corrupção de menor, resi
Segunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)