Porto Velho (RO) terça-feira, 24 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

Operação Luminus resulta na prisão de seis pessoas


A  Operação Luminus, deflagrada nesta terça-feira (9) pelo Ministério Público de Rondônia, com o apoio do Tribunal de Contas do Estado e Polícias Civil e Militar, resultou na prisão de seis pessoas, dentre as quais o ex-prefeito de Porto Velho, Roberto Eduardo Sobrinho, e o ex-vereador e ex-presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), Mário Sérgio Leiras Teixeira. Operação Luminus resulta na prisão de seis pessoas - Gente de OpiniãoA operação teve como objetivo desmantelar esquema de corrupção que movimentou R$ 27 milhões na Prefeitura de Porto Velho somente no período de 2011 a 2012.

 
Também foram presos o empresário Silvio Jorge Barroso de Souza, Edson Penha Ribeiro Filho e Wilson Gomes Lopes, além de Francisco Médici, preso em flagrante por posse de munição de calibre restrito. Os envolvidos responderão pelos crimes de formação de quadrilha, advocacia administrativa, falsidade ideológica, falsificação de documento público, uso de documento falso, peculato, lavagem de dinheiro e fraude à licitação, dentre outros. 
 
Durante os trabalhos, que envolveram sete Promotores de Justiça e 110 policiais, foram cumpridos nove mandados de afastamento da função pública, 22 mandados de bloqueios de bens e 12 mandados de busca e apreensão.
 
Ao concederem entrevista coletiva na manhã desta terça, o Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar; o diretor do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Promotor de Justiça Eriberto Gomes Barroso, e o diretor executivo da Polícia Civil, Osmar Casa, informaram que as investigações revelaram mais uma vertente da organização criminosa que se instalou na Prefeitura de Porto Velho no período de 2006 a 2012. 
 
O grupo criminoso, liderado pelo ex-prefeito Roberto Sobrinho e pelo ex-vereador e presidente da Emdur, Mário Sergio Leiras Teixeira, era composto por mais de 20 suspeitos.
 
A quadrilha desviava dinheiro da Prefeitura através de convênios com a Emdur, sendo que os valores eram usados em contratos superfaturados ou com empresas fantasmas. Cerca de R$ 27 milhões foram repassados por ordem do então prefeito Roberto Sobrinho à empresa municipal presidida por Mário Sérgio Teixeira a pretexto de melhorias na infraestrutura e no urbanismo na cidade, tais como paisagismo, calçamento e iluminação pública.
 
Conforme informou o diretor do Gaeco, as investigações tiveram início em julho de 2012, após o MP receber denúncias de que aproximadamente 100 processos licitatórios haviam desaparecido da Emdur. Na época, foram realizadas na empresa uma perícia e a apreensão de diversos documentos.
 
 
A Operação Luminus faz parte da Operação Nacional contra a Corrupção, deflagrada nesta terça-feira em 12 outros estados pelo Ministério Público brasileiro, através do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), do qual o Procurador-Geral de Rondônia é presidente.

Fonte: Ascom MPRO

Mais Sobre Polícia

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

O 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia (5º BPM – Batalhão Belmont) realiza, nesta sexta-feira (23), às 19h, a formatura militar alusiva ao seu

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Na manha de hoje (21), a Polícia Rodoviária Federal participou da Operação Arinna, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime O