Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Polícia

Operação da PF desarticula quadrilha que fraudava RF



Da Agencia Brasil

Rio de Janeiro – Uma quadrilha especializada em subfaturamento de mercadorias importadas da China foi desarticulada hoje (2) pela Operação Sobrecarga da Polícia Federal. Cerca de 150 policiais com o apoio de 44 auditores da Receita Federal estão cumprindo cinco mandados de prisão e 34 de busca e apreensão. Quatro pessoas já foram presas, entre elas um empresário chinês que usava documentos falsos e mantinha empresas e contas em paraísos fiscais.

A Receita estima que o esquema fraudulento faturava cerca de R$ 10 milhões por ano em sonegações tributárias com subfaturamento de até 60% do valor das mercadorias. “Eles só podiam mandar para a China de 30% a 40% dos lucros pelo Banco Central, por via legal, os outros 60% eram mandados por meio de doleiros”, disse o superintendente adjunto, Marcos Vinícius Vidal Pontes, da 7ª Região Fiscal que abrange os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

O chefe da operação, delegado da Delefin Frederico Skora, afirmou que todos os 34 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas sedes das empresas envolvidas nas fraudes. Segundo ele, a operação abrange as cidades do Rio de Janeiro, de São Paulo e municípios do interior de Minas Gerais.

As investigações policiais sobre a quadrilha começaram há um ano e meio, quando a Divisão de Investigações da Alfândega e Imigração dos Estados Unidos repassou para a Receita Federal informações sobre o envolvimento de doleiros que atuam naquele país com integrantes da quadrilha.

Segundo Pontes, o grupo veio para o Brasil há 25 anos e o auge do lucro da quadrilha ocorreu durante a crise do apagão, em 2001, com a venda de lâmpadas de emergência que inundaram o mercado.

Se condenados, os acusados responderão pelos crimes de evasão de divisas, descaminho, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e formação de quadrilha. As penas somadas podem chegar a 30 anos de reclusão, além de multa.

Mais Sobre Polícia

Policiais morrem mais através de suicídio do que em confronto com crime

Policiais morrem mais através de suicídio do que em confronto com crime

A 13ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública registra exposição à violência fatal a que os policiais brasileiros estão sujeitos. Em 2018, 3

Operação Carrossel - Hildon Chaves rejeita as acusações que resultaram em mais uma operação da PF

Operação Carrossel - Hildon Chaves rejeita as acusações que resultaram em mais uma operação da PF

Durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (4/9), o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, refutou todas as acusações e sus

Deputada Rosângela Donadon teve celular e redes sociais invadidas

Deputada Rosângela Donadon teve celular e redes sociais invadidas

A deputada estadual Rosângela Donadon (PDT) informa que, a exemplo de outros parlamentares, também teve o celular clonado e criminosos utilizaram su

Nota Oficial - Sobre clonagens das linhas de celulares dos deputados estaduais

Nota Oficial - Sobre clonagens das linhas de celulares dos deputados estaduais

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia vem a público informar que as linhas celulares funcionais de alguns deputados estaduais foram clonada