Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Operação combate fraudes em declarações do IR


Kelly Oliveira
Agência Brasil

A Receita Federal, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal deflagraram hoje (7) a Operação Ábaco com o objetivo de combater fraudes em declarações do Imposto de Renda Pessoa Física. A ação ocorre nos municípios de Vila Velha, Rio Novo do Sul e Piúma.

Segundo a Receita, investigações indicaram a ocorrência de deduções de despesas fictícias em centenas de declarações de pessoas físicas. Monitoramentos feitos pelo Laboratório de Tecnologia da Receita Federal demonstraram que, em Piúma, um contador foi responsável por promover um esquema de deduções de despesas médicas fictícias em declarações de pessoas físicas.

Estão sendo cumpridos um mandado de prisão preventiva e seis de busca e apreensão em um escritório de contabilidade e nas residências do contador e de alguns contribuintes. Além do mandado de prisão, são realizadas quatro conduções coercitivas de contribuintes para a prestação de esclarecimentos quanto à participação nas fraudes.

Há indícios da prática de crimes contra a ordem tributária, falsidade ideológica e sonegação fiscal, segundo a Receita. Podem responder pelos crimes o profissional de contabilidade, os profissionais responsáveis pela emissão de falsos recibos e contribuintes que usaram esses recibos em suas deduções.

De acordo com a Receita, contribuintes que utilizaram tais artifícios e que ainda não foram intimados pelo Fisco poderão retificar suas declarações. Quem for intimado poderá ser autuado e pagar multa de 150% do valor sonegado, além da representação criminal. A pena pode variar de um a cinco anos de reclusão e multa.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Seis pessoas são presas por furto de energia e receptação de fios durante Operação Fio Desencapado em Porto Velho

Seis pessoas são presas por furto de energia e receptação de fios durante Operação Fio Desencapado em Porto Velho

A segunda etapa da Operação Fio Desencapado 2025, realizada pela Polícia Militar e coordenada pelo 1º Batalhão da Polícia Militar nesta sexta-feira

FICCO/RO deflagra Operação Territorium contra facção criminosa em conjunto habitacional de Porto Velho/RO

FICCO/RO deflagra Operação Territorium contra facção criminosa em conjunto habitacional de Porto Velho/RO

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO) deflagrou, nesta sexta-feira (28/11), a Operação Territorium, visando desart

Forças de Segurança apreendem cerca de 600 quilos de drogas na região da Zona da Mata

Forças de Segurança apreendem cerca de 600 quilos de drogas na região da Zona da Mata

Na manhã desta segunda-feira (24/11) as forças de segurança de Rondônia e Mato Grosso e Polícia Rodoviária Federal – PRF, em uma operação conjunta a

Furto de energia: 11 presos em Porto Velho em um único dia

Furto de energia: 11 presos em Porto Velho em um único dia

A Polícia Militar prendeu 11 pessoas em duas operações distintas contra o furto de energia elétrica em Porto Velho, ontem, quinta-feira (13). As açõ

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)