Porto Velho (RO) terça-feira, 24 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

Operação combate desvio de recursos de em Rondônia



Alex Rodrigues
Agência Brasil

Policiais da Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar (COE-PM) e promotores do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) deflagaram na manhã de hoje (15) uma operação para desarticular um suposto esquema de desvio de verbas públicas por meio de emendas parlamentares.

Embora a parte policial já tenha sido encerrada, PM e MP não informaram à Agência Brasil quantos dos três mandados de prisão e seis de busca e apreensão haviam sido cumpridos até a publicação desta matéria. O primeiro balanço da Operação Zagreu será divulgado durante entrevista coletiva, em Porto Velho.

O processo corre em segredo de Justiça, mas, segundo o MP, há indícios de que integrantes do Executivo e do Legislativo participavam do esquema. Parte do dinheiro público era desviada dos cofres do governo de Rondônia por meio da liberação de verbas para a realização de shows e festas pagas com recursos de emendas parlamentares.

Além das prisões e apreensões, a Justiça de Rondônia autorizou a suspensão de servidores de funções públicas, proibição de acesso a órgãos públicos, indisponibilidade de bens e outras medidas cautelares.

A Agência Brasil entrou em contato com a assessoria da Assembleia Legislativa. Embora ainda não tenha sido oficialmente notificada do envolvimento de qualquer parlamentar ou servidor da Casa no esquema, a presidência da assembleia orientou todos os diretores a estar a postos, de prontidão, caso seja necessário prestar quaisquer informações às autoridades policiais. Ainda segundo a assessoria, nenhum mandado judicial foi cumprido na Casa e o expediente está normal.

De acordo com o MP, os suspeitos são investigados pelos crimes de falsidade ideológica, peculato, advocacia administrativa, entre outros.

*Título alterado para adequação

Mais Sobre Polícia

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

O 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia (5º BPM – Batalhão Belmont) realiza, nesta sexta-feira (23), às 19h, a formatura militar alusiva ao seu

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Na manha de hoje (21), a Polícia Rodoviária Federal participou da Operação Arinna, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime O