Segunda-feira, 15 de dezembro de 2014 - 12h22
Alex Rodrigues
Agência Brasil
Policiais da Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar (COE-PM) e promotores do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) deflagaram na manhã de hoje (15) uma operação para desarticular um suposto esquema de desvio de verbas públicas por meio de emendas parlamentares.
Embora a parte policial já tenha sido encerrada, PM e MP não informaram à Agência Brasil quantos dos três mandados de prisão e seis de busca e apreensão haviam sido cumpridos até a publicação desta matéria. O primeiro balanço da Operação Zagreu será divulgado durante entrevista coletiva, em Porto Velho.
O processo corre em segredo de Justiça, mas, segundo o MP, há indícios de que integrantes do Executivo e do Legislativo participavam do esquema. Parte do dinheiro público era desviada dos cofres do governo de Rondônia por meio da liberação de verbas para a realização de shows e festas pagas com recursos de emendas parlamentares.
Além das prisões e apreensões, a Justiça de Rondônia autorizou a suspensão de servidores de funções públicas, proibição de acesso a órgãos públicos, indisponibilidade de bens e outras medidas cautelares.
A Agência Brasil entrou em contato com a assessoria da Assembleia Legislativa. Embora ainda não tenha sido oficialmente notificada do envolvimento de qualquer parlamentar ou servidor da Casa no esquema, a presidência da assembleia orientou todos os diretores a estar a postos, de prontidão, caso seja necessário prestar quaisquer informações às autoridades policiais. Ainda segundo a assessoria, nenhum mandado judicial foi cumprido na Casa e o expediente está normal.
De acordo com o MP, os suspeitos são investigados pelos crimes de falsidade ideológica, peculato, advocacia administrativa, entre outros.
*Título alterado para adequação
Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Mulher é presa com quase 29 kg de maconha em ônibus interestadual em Vilhena
Uma mulher foi presa na noite desta quinta-feira (20) ao ser flagrada transportando quase 29 quilos de maconha em um ônibus interestadual que fazia

Uma operação integrada da Polícia Militar resultou na prisão de vários suspeitos por tráfico de drogas, associação criminosa, corrupção de menor, resi

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia de Polícia de Nova Mamoré, deflagrou, na manhã deste sábado (14), a 3ª fase da Operação

Durante a deflagração da Operação Protetor das Divisas e Fronteira, na manhã de hoje, 14 de fevereiro de 2026, em Guajará-Mirim/RO, uma ação integra
Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)