Quarta-feira, 3 de agosto de 2016 - 05h03
A operação Chuelo realizada no último dia 28 de julho resultou na aplicação de mais de R$ 46 mil em multas ambientais. A ação aconteceu na área denominada Porto Chuelo, no rio Madeira, e visou coibir a prática de garimpagem ilegal que resulta em contaminação da água por meio do uso do mercúrio, óleos, bem como os riscos para de navegação com o bloqueio do canal. Foram apreendidas quatro balsas, quatro motores, três centrais de comando e mercúrio.
A operação foi coordenada pela Gerência de Fronteiras da Sesdec (Gesfron) contou com apoio de 27 servidores da Marinha do Brasil, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Bombeiros, Sedam e apoio de estrutura da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH).
A primeira etapa da operação ocorreu com a abordagem das embarcações em operação de garimpo ilegal na localidade; seguida da fiscalização, abordagem e retirada das embarcações da calha do rio Madeira e orientações às embarcações próximas ao porto Chuelo.
“A operação foi necessária haja vista a persistência da atividade de garimpagem na área de preservação permanente e na calha de navegação do rio Madeira mesmo tendo sido realizada várias operações este ano que resultou em prisões, multas e apreensões de balsas e matérias de garimpagem”, explicou o gerente da Gesfron, tenente-coronel André Glanert.
Fonte
Texto: Arian Oliveira Pires
Fotos: Márcia Martins
Secom - Governo de Rondônia
Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação
Na madrugada desta terça-feira (10), durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, deflagrada com o objetivo de combater crimes transfrontei
PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais
A Polícia Federal divulgou o edital do novo concurso público para o preenchimento de 1.000 vagas em diversos cargos da instituição. As oportunidade
Na manhã desta terça-feira (20/05), a SEFIN e a Polícia Civil deflagraram a Operação Al Capone, que visa desarticular uma organização criminosa no E
DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança
Nesta quinta-feira (27), a DRF Porto Velho concluiu ação de apreensão de drogas de um caminhão carregado com diversas mudanças (móveis, eletrodomést