Porto Velho (RO) domingo, 22 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Polícia

Nota do secretário Marcelo Bessa


Nota do secretário Marcelo Bessa - Gente de Opinião

Marcelo Bessa (via Facebok)
 
Senhores e senhoras, 

Com os primeiros fatos lamentáveis ocorridos ontem à noite houve pronta resposta da PM e grupos de inteligência PM/PC, e de investigações da Delegacia de Homicídios, os quais entraram imediatamente em ação. A COE foi acionada e em curto espaço de tempo já estava operando nas ruas. Eu e os comandantes PM/BM e diretor da Polícia Civil, assim como a toda a comunidade de inteligência de todas as instituições de segurança, passamos a noite e boa parte da madrugada coordenando as ações de campo em nosso grupo de comunicação simultânea, monitorando todos os acontecimentos e tomando decisões imediatas. Medidas emergenciais foram devidamente adotadas. 

Logo nas primeiras horas da manhã de hoje reuniu-se o Gabinete de Gestão Integrada, composto por membros da Sesdec, Sejus, Casa Militar, PM, PC, BM, PF, PRF, MP e TJ. Esse gabinete fez a análise do cenário para decidir pela linha de ação a ser adotada diante das informações coletadas e melhor analisadas. 

Ficou decidido inicialmente o encerramento de todas as atividades administrativas das polícias e bombeiros para emprego nas ruas, inclusive a solicitação de efetivo da própria Sesdec, Casa Militar, ALE e MP para emprego nas ruas. Também, serão empregado policiais da Força Nacional na capital e Polícia Rodoviária Federal, que prestará apoio aéreo, com helicóptero, às equipes em terra. Aeronave da Sesdec também operará. 

Além do emprego em saturação do policiamento ostensivo, foi reforçada a Inteligência da PC e a Delegacia de Homicídios, a fim de monitorar os criminosos e agilizar os trabalhos de investigação. Tudo isso sem prejuízo de outras medidas que ainda podem ser adotadas e que, por razão de sigilo, não posso informar no momento. 

Muitos boatos estão sendo divulgados e propalados nos canais de comunicação e redes sociais. A Sesdec estará divulgando, em tempo real, à imprensa e nas redes sociais, o que de fato procede ou não, a fim de que não se agrave a situação com versões irreais e que geram o pânico infundado. 

Não pude me manifestar antes à imprensa ou em rede social por estar, desde ontem à noite, e ininterruptamente, empenhado na coordenação destas ações para que alcancemos a maior eficiência que a sociedade espera.

Solicito a todos que se utilizem do 197 para reportar qualquer situação que possa auxiliar o trabalho policial.

Nós, profissionais da segurança pública, despenderemos todos os esforços para que a população do estado tenha um fim de ano de paz e harmonia. 

Que Deus nos abençoe neste propósito e nos proteja de todo o mal!
 
 

Mais Sobre Polícia

Polícia Federal deflagra operação de combate a fraudes em licitações na SESAU em Rondônia

Polícia Federal deflagra operação de combate a fraudes em licitações na SESAU em Rondônia

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE/RO), deflagrou nesta