Porto Velho (RO) sábado, 15 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Polícia

Instituto de Criminalística recebe equipamentos que vão auxiliar na resolução de crimes cibernéticos


Gente de Opinião

Perito operando o sistema de extração de dados

O Instituto de Criminalística (IC) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesdec) recebeu novos equipamentos de informática que irão aumentar a eficiência da polícia nas investigações de crimes cibernéticos. Foram entregues a seção de Informática Forense da perícia técnico-científica da Polícia Civil duas estações periciais de alta capacidade e desempenho, dois extratores de informações de aparelhos celulares, um duplicador de discos rígidos e quatro softwares.  Os novos equipamentos foram adquiridos por meio de um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O perito criminal Valnei de Lima explica que o equipamento recebido permitirá a recuperação, extração e análise de dados de smartphones, celulares, tabletes, pen drive e computadores, permitindo o acesso a conversas de WhatsApp, ligações, mensagens de texto, fotos e vídeos.

“Com o auxílio do equipamento conseguimos extrair informações de qualquer objeto eletrônico que consiga armazenar dados, mesmo que tenham sido apagados e equipamentos danificados. Iremos a fundo coletar informações”, explicou.

Gente de Opinião

equipamento responsável pela extração de informações de aparelhos eletrônicos

O perito esclareceu, ainda, que essa tecnologia poderá diminuir o tempo de investigação e resultados dos autores das diversas modalidades de crimes. “Antes, de forma manual, tínhamos pouca precisão na extração dos dados, o que demandava muito tempo. Agora, com o equipamento, mais de 20% dos casos que não conseguíamos fazer, temos um resultado positivo, bem como 80% de agilidade nos resultados”. Esclareceu Valnei.

De acordo com ele, todos os meses mais de 15 computadores e mais de 70 celulares são periciados para dar sustentação de provas nas investigações em todo o Estado.

O secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, disse que o novo equipamento é o mesmo utilizado pela Polícia Federal em todo o Brasil. “Nos preocupamos em dotar a polícia dos meios necessários para um bom desempenho de suas funções. Sem dúvidas teremos uma melhor resolutividade dos crimes que antes poderiam passar despercebidos”, finalizou.


Fonte
Texto: Arian Oliveira
Fotos: Márcia Martins
Secom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Polícia

Operação mira golpe em oferta de vacina contra a Covid; pelo menos 20 prefeituras podem ter sido lesadas, diz polícia

Operação mira golpe em oferta de vacina contra a Covid; pelo menos 20 prefeituras podem ter sido lesadas, diz polícia

Uma empresa que ofereceu doses da vacina de Oxford/AstraZeneca a pelo menos 20 prefeituras de todo o Brasil é alvo de uma operação nesta quinta-feira

Deputado Jair Montes defende produtores de leite e pede que Governo tome medidas urgente para proteger a cadeia produtiva

Deputado Jair Montes defende produtores de leite e pede que Governo tome medidas urgente para proteger a cadeia produtiva

O deputado estadual Jair Montes (Avante) tem se manifestado em suas redes sociais e conversado com o Governador Marcos Rocha para que o Estado tome