Sábado, 17 de outubro de 2015 - 07h09
O Instituto de Criminalística (IC) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesdec) recebeu novos equipamentos de informática que irão aumentar a eficiência da polícia nas investigações de crimes cibernéticos. Foram entregues a seção de Informática Forense da perícia técnico-científica da Polícia Civil duas estações periciais de alta capacidade e desempenho, dois extratores de informações de aparelhos celulares, um duplicador de discos rígidos e quatro softwares. Os novos equipamentos foram adquiridos por meio de um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
O perito criminal Valnei de Lima explica que o equipamento recebido permitirá a recuperação, extração e análise de dados de smartphones, celulares, tabletes, pen drive e computadores, permitindo o acesso a conversas de WhatsApp, ligações, mensagens de texto, fotos e vídeos.
“Com o auxílio do equipamento conseguimos extrair informações de qualquer objeto eletrônico que consiga armazenar dados, mesmo que tenham sido apagados e equipamentos danificados. Iremos a fundo coletar informações”, explicou.
O perito esclareceu, ainda, que essa tecnologia poderá diminuir o tempo de investigação e resultados dos autores das diversas modalidades de crimes. “Antes, de forma manual, tínhamos pouca precisão na extração dos dados, o que demandava muito tempo. Agora, com o equipamento, mais de 20% dos casos que não conseguíamos fazer, temos um resultado positivo, bem como 80% de agilidade nos resultados”. Esclareceu Valnei.
De acordo com ele, todos os meses mais de 15 computadores e mais de 70 celulares são periciados para dar sustentação de provas nas investigações em todo o Estado.
O secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, disse que o novo equipamento é o mesmo utilizado pela Polícia Federal em todo o Brasil. “Nos preocupamos em dotar a polícia dos meios necessários para um bom desempenho de suas funções. Sem dúvidas teremos uma melhor resolutividade dos crimes que antes poderiam passar despercebidos”, finalizou.
Fonte
Texto: Arian Oliveira
Fotos: Márcia Martins
Secom - Governo de Rondônia
Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Polícia Militar apreende mais de 10 kg de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Porto Velho
Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de mais de 10 quilos de entorpecentes e na prisão em flagrante de dois homens suspeitos de tráfico

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Ji-Paraná, deflagrou operação para apurar a produção clandestina de bebidas e am

Três homens foram presos por tráfico de entorpecentes e associação ao tráfico durante uma ação da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia Militar rea

Piloto preso por pedofilia pagava mães e avós para abusar de meninas
O piloto preso no Aeroporto de Congonhas nesta segunda-feira (9), suspeito da prática de pedofilia, é o líder de uma rede de exploração sexual de me
Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)