Porto Velho (RO) terça-feira, 24 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

Instituto de Criminalística recebe equipamentos que vão auxiliar na resolução de crimes cibernéticos


Gente de Opinião

Perito operando o sistema de extração de dados

O Instituto de Criminalística (IC) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesdec) recebeu novos equipamentos de informática que irão aumentar a eficiência da polícia nas investigações de crimes cibernéticos. Foram entregues a seção de Informática Forense da perícia técnico-científica da Polícia Civil duas estações periciais de alta capacidade e desempenho, dois extratores de informações de aparelhos celulares, um duplicador de discos rígidos e quatro softwares.  Os novos equipamentos foram adquiridos por meio de um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O perito criminal Valnei de Lima explica que o equipamento recebido permitirá a recuperação, extração e análise de dados de smartphones, celulares, tabletes, pen drive e computadores, permitindo o acesso a conversas de WhatsApp, ligações, mensagens de texto, fotos e vídeos.

“Com o auxílio do equipamento conseguimos extrair informações de qualquer objeto eletrônico que consiga armazenar dados, mesmo que tenham sido apagados e equipamentos danificados. Iremos a fundo coletar informações”, explicou.

Gente de Opinião

equipamento responsável pela extração de informações de aparelhos eletrônicos

O perito esclareceu, ainda, que essa tecnologia poderá diminuir o tempo de investigação e resultados dos autores das diversas modalidades de crimes. “Antes, de forma manual, tínhamos pouca precisão na extração dos dados, o que demandava muito tempo. Agora, com o equipamento, mais de 20% dos casos que não conseguíamos fazer, temos um resultado positivo, bem como 80% de agilidade nos resultados”. Esclareceu Valnei.

De acordo com ele, todos os meses mais de 15 computadores e mais de 70 celulares são periciados para dar sustentação de provas nas investigações em todo o Estado.

O secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, disse que o novo equipamento é o mesmo utilizado pela Polícia Federal em todo o Brasil. “Nos preocupamos em dotar a polícia dos meios necessários para um bom desempenho de suas funções. Sem dúvidas teremos uma melhor resolutividade dos crimes que antes poderiam passar despercebidos”, finalizou.


Fonte
Texto: Arian Oliveira
Fotos: Márcia Martins
Secom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Polícia

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

O 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia (5º BPM – Batalhão Belmont) realiza, nesta sexta-feira (23), às 19h, a formatura militar alusiva ao seu

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Na manha de hoje (21), a Polícia Rodoviária Federal participou da Operação Arinna, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime O