Porto Velho (RO) terça-feira, 1 de dezembro de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

Índice de apuração de homicídios atinge 51% em RO


Gente de Opinião

Unisp de Vilhena foi inaugurada na segunda-feira, 16

Rondônia é hoje o estado da federação que mais apura homicídios percentualmente. Dados de 2016, apurados nas oito regionais de Polícia Civil no interior, apontam que 51% do total de 447 crimes contra a vida foram solucionados, o que representa 229 casos resolvidos.

“O índice hoje no Brasil fica em torno de 8% a 10%. A super divisão de homicídios de São Paulo, o DHPP, com toda a tecnologia que tem, apura pouco mais de 30%, Rio de Janeiro apenas 8%. Então Rondônia realmente tem o que ensinar”, afirma o delegado Arismar Araújo, diretor do Departamento de Polícia do Interior.

Ele apresentou alguns dados ao governador Confúcio Moura na segunda-feira, 16, após a entrega à população de mais uma Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp), e afirma convicto de que a criação de especializada em homicídios no município, em Ji-Paraná e a transformação da divisão existente em Cacoal está contribuindo para isso.

O diretor Arismar Araújo cita esta política e  dedicação dos policiais de Rondônia para que esse resultado tenha sido alcançado.

“A Polícia de Rondônia é muito dedicada. Contamos ainda com técnica policial aplicada, trabalhamos com laboratório de DNA e nosso Instituto de Identificação Criminal realmente tem ajudado muito, com a tecnologia da impressão digital e a dedicação das equipes é fenomenal”, afirma Arismar, delegado regional de Cacoal que assumiu a direção da Polícia do Interior pelos excelentes resultados de solução dos homicídios nessa regional.

Gente de Opinião

Arismar Araújo: meta de se
atingir o índice de 60%

Em 2016, Cacoal teve 46 homicídios e 74% deles foram solucionados. É o melhor índice do estado. “Ariquemes também apura e resolve muito já. 65% dos inquéritos de crimes contra a vida são solucionados”, destaca o delegado.

A regional de Guajará-Mirim chega a 53%; Vilhena chegou a 50%; Ji Paraná 33%; São Miguel do Guaporé 35%; Rolim de Moura 55% e Jaru, 27%. As oito regionais abrangem 49 municípios.

“Não há dúvida de que Rondônia é hoje o estado da federação que mais apura homicídios percentualmente”, comemora o diretor de Polícia do Interior, lembrando que polícias elogiadas no mundo todo, como a dos Estados Unidos e Reino Unido, apuram respectivamente 65% e 85% do total de homicídios.

O delegado afirma que a realidade da regional de Ji-Paraná já é diferente, chegando a quase 60% a apuração, mas os dados de 2017 só serão conhecidos em sua totalidade no encerramento do ano.

“A meta é chegar à media de 60% do total de crimes contra a vida devidamente solucionados”, afirma Arismar Araújo. O delegado conta que a contribuição  com delegacias que apresentam deficiência na apuração dos resultados para fins estatísticos com intuito de melhorar politicas de segurança pública é um trabalho que vem sendo feito pela direção geral.

Leia mais:

Na inauguração da Unisp de Vilhena, Confúcio Moura
pede união para se enfrentar localmente os problemas do município

 


Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Alex Leite
Secom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Polícia

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

O 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia (5º BPM – Batalhão Belmont) realiza, nesta sexta-feira (23), às 19h, a formatura militar alusiva ao seu

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Na manha de hoje (21), a Polícia Rodoviária Federal participou da Operação Arinna, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime O