Quarta-feira, 5 de agosto de 2009 - 13h41
Operação denominada Awina, desencadeada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, apreendeu mais de 800 metros cúbicos de madeira ilegal. Desse montante, foram apreendidos 360 metros cúbicos de madeira ilegal, equivalente a 14 caminhões carregados, mais 476 metros cúbicos de carvão vegetal sem comprovação de origem. A operação foi realizada na região de Ministro Andreazza (RO).
Os ficais entraram na área onde se encontrava a madeira. De longe, foi possível ver as toras empilhadas pelo terreno. Para dificultar o trabalho dos fiscais, os possíveis donos colocavam galhos com folhagem para dificultar a fiscalização aérea.
Segundo o Analista Ambiental, Lisarbson Messias, os fiscais permanecerão na região, fiscalizando as cerrarias e os pátios madereiros.
Espécies
Madeiras com mais de 500 anos, de espécie nativa, como a maracatiara, cedro e ipê foram apreendidos na operação. Há forte indicio de que a madeira tenha sido retirada de reservas indígenas, próximo de onde foi realizada a operação. Estavam prontas para serem comercializadas.
Suspense
Enquanto era realizada a metragem da madeira, os fiscais receberam outra denúncia. Ao chegar ao novo local, foi encontrada mais de 80 toras de madeira, cerca de 200 metros cúbicos. "Provavelmente essas madeiras tem a mesma origem, agora vamos procurar o proprietário desta área para que ele aponte os responsáveis desta madeira apreendida" destacou o fiscal do IBAMA.
Madeira apreendida
Toda madeira apreendida deverá ser, após os tramites administrativos, doada a prefeitura de Cacoal.
Fonte: Gentedeopinião com informações de Paulo Henrique/Rondoniainfoco
Forças de segurança pública apreendem grande quantidade de drogas em operação
Na madrugada desta terça-feira (10), durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, deflagrada com o objetivo de combater crimes transfrontei
PF publica edital de concurso com 1.000 vagas para cargos policiais
A Polícia Federal divulgou o edital do novo concurso público para o preenchimento de 1.000 vagas em diversos cargos da instituição. As oportunidade
Na manhã desta terça-feira (20/05), a SEFIN e a Polícia Civil deflagraram a Operação Al Capone, que visa desarticular uma organização criminosa no E
DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança
Nesta quinta-feira (27), a DRF Porto Velho concluiu ação de apreensão de drogas de um caminhão carregado com diversas mudanças (móveis, eletrodomést