Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Governo encerra curso de aperfeiçoamento para policiais


O processo de construção da segurança pública passa pela reunião dos esforços de toda a comunidade. Desde os cidadãos e as cidadãs, associações comunitárias, organizações não-governamentais, passando por pesquisadores, estudiosos, profissionais e órgãos municipais, estaduais, distritais e federais, parceiros essenciais nesta empreitada.

Na tarde de ontem, dia 26 de outubro de 2012, a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania, em cumprimento ao Acordo de Cooperação Técnica celebrado pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, encerrou o Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária.

O curso teve a duração de duas semanas, com uma carga horária de 80 horas/aula, com as disciplinas de Direitos Humanos, Gestão de Projetos, Polícia Comunitária Comparada e Troca de Experiências de Polícia Comunitária, Polícia Comunitária e Sociedade, Teoria e Prática do Ensino: Formação de Multiplicadores do Curso Nacional de Polícia Comunitária, Teorias sobre Polícia Comunitária, Relações Interpessoais, Conflitos e as formas de Intervenção, Estruturação dos Conselhos Comunitários, Gestão pela Qualidade na Segurança Pública, Mobilização Social, Mediação e demais meios de Resolução de Conflitos e a Polícia Comunitária.

Este curso é destinado à capacitação de Oficiais ou alunos de Curso de Formação de Oficiais ou equivalente das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, Delegados de Polícia Civil, inspetores ou equivalentes de Guardas Municipais para a docência de Polícia Comunitária. Em casos excepcionais, Praças PM e BM, Agentes de Polícia Civil e Investigadores também poderão participar do curso, mediante análise de currículo e que cumpram os pré-requisitos.

Participaram do Curso dois Delegados e uma Delegada da Polícia Civil do Estado de Rondônia, e 26 oficiais e um soldado da Polícia Militar do Estado de Rondônia.

O Coordenador Estadual de Polícia Comunitária, o major PM Antonio Matias Alcântara, destacou a importância deste Curso para a Segurança Pública do Estado de Rondônia, afirmando que com esta doutrina busca-se difundir a estratégia de polícia de proximidade em todos os recantos desta unidade da Federação, uma vez que todos os formandos são capacitados como líderes por excelência que inovarão, a partir da Filosofia de Polícia Comunitária, os seus trabalhos nas Delegacias ou Quartéis em que labutam.

Fonte: Lenilson Guedes
 

Gente de OpiniãoSábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança

DRF Porto Velho apreende drogas presentes em caminhão de mudança

Nesta quinta-feira (27), a DRF Porto Velho concluiu ação de apreensão de drogas de um caminhão carregado com diversas mudanças (móveis, eletrodomést

DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro

DRF Porto Velho participa de operação conjunta com PRF e descobre drogas ocultas em tubos de ferro

Na manhã desta quinta-feira (20) a DRF Porto Velho, em conjunto com a PFR e Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas apreenderam aproximadamente

Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado

Cerca de 80 quilos de droga são apreendidos pelas forças de Segurança do Estado

Durante a Operação Fronteira Segura, em Guajará-Mirim, Rondônia, por volta das 19 horas de ontem, 19, as forças de segurança compostas pelo Batalhão

Governo de RO intensifica Operação Hileia e já apresenta resultados expressivos no combate aos crimes ambientais

Governo de RO intensifica Operação Hileia e já apresenta resultados expressivos no combate aos crimes ambientais

Com o objetivo de combater o desmatamento ilegal e prevenir queimadas, em menos de quatro dias de atividades, da Operação Hileia, que teve início no

Gente de Opinião Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)