Sábado, 27 de outubro de 2012 - 07h09
O processo de construção da segurança pública passa pela reunião dos esforços de toda a comunidade. Desde os cidadãos e as cidadãs, associações comunitárias, organizações não-governamentais, passando por pesquisadores, estudiosos, profissionais e órgãos municipais, estaduais, distritais e federais, parceiros essenciais nesta empreitada.
Na tarde de ontem, dia 26 de outubro de 2012, a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania, em cumprimento ao Acordo de Cooperação Técnica celebrado pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, encerrou o Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária.
O curso teve a duração de duas semanas, com uma carga horária de 80 horas/aula, com as disciplinas de Direitos Humanos, Gestão de Projetos, Polícia Comunitária Comparada e Troca de Experiências de Polícia Comunitária, Polícia Comunitária e Sociedade, Teoria e Prática do Ensino: Formação de Multiplicadores do Curso Nacional de Polícia Comunitária, Teorias sobre Polícia Comunitária, Relações Interpessoais, Conflitos e as formas de Intervenção, Estruturação dos Conselhos Comunitários, Gestão pela Qualidade na Segurança Pública, Mobilização Social, Mediação e demais meios de Resolução de Conflitos e a Polícia Comunitária.
Este curso é destinado à capacitação de Oficiais ou alunos de Curso de Formação de Oficiais ou equivalente das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, Delegados de Polícia Civil, inspetores ou equivalentes de Guardas Municipais para a docência de Polícia Comunitária. Em casos excepcionais, Praças PM e BM, Agentes de Polícia Civil e Investigadores também poderão participar do curso, mediante análise de currículo e que cumpram os pré-requisitos.
Participaram do Curso dois Delegados e uma Delegada da Polícia Civil do Estado de Rondônia, e 26 oficiais e um soldado da Polícia Militar do Estado de Rondônia.
O Coordenador Estadual de Polícia Comunitária, o major PM Antonio Matias Alcântara, destacou a importância deste Curso para a Segurança Pública do Estado de Rondônia, afirmando que com esta doutrina busca-se difundir a estratégia de polícia de proximidade em todos os recantos desta unidade da Federação, uma vez que todos os formandos são capacitados como líderes por excelência que inovarão, a partir da Filosofia de Polícia Comunitária, os seus trabalhos nas Delegacias ou Quartéis em que labutam.
Fonte: Lenilson Guedes
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Moradores retiram cerca de 60 corpos em área de mata após operação
Cerca de 60 corpos foram localizados e retirados de uma área de mata do Complexo da Penha por moradores, após a Operação Contenção realizada pelas f

Operação no Rio contra facções criminosas registra 64 mortes
São 64 o número de mortos na Operação Contenção, nos complexos do Alemão e da Penha: dois deles são policiais civis e outros dois do Batalhão de Op

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Combate aos Cri

Durante as ações da Operação Protetor dos Biomas, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Batalhão de Polícia Ambiental
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)