Quarta-feira, 10 de dezembro de 2008 - 16h34
Secretário de Segurança de Rondônia participa de conferência nacional
O secretário da Segurança, Defesa e Cidadania, Evilásio Sena, participou em Brasília da 1ª Conseg, Conferência Nacional de Segurança Pública, quando discutiu com representantes de outros estados a busca de um novo paradigma para a política de segurança no Brasil. Sena ainda participou da reunião do Conselho Nacional de Segurança.
Segundo o secretário, a conferência deflagrou um processo inédito na discussão dos rumos da segurança pública. A partir de agora, municípios, estados e demais interessados no tema começarão a organizar suas próprias conferências pelo país.
O secretário observou ainda que a 1ª Conseg buscou como objetivo geral consolidar a participação social das definições de política para a segurança pública e promover investimentos na união dos esforços e ações que levem à superação dos atuais obstáculos que colocam o tema segurança entre as três maiores preocupações dos brasileiros.
Durante a conferência, Sena informou que o governo de Rondônia já vem realizando esforços para reduzir os índices de criminalidade no Estado. “O governador Ivo Cassol tem feito investimentos materiais e humanos para dotar os organismos de segurança de meios necessários para combater o crime no Estado. A realidade no governo atual é bem diferente e melhor do que em administrações anteriores”.
Ainda sobre a 1ª Conseg, Sena classificou o evento como um instrumento participativo que busca o fortalecimento do processo democrático e a ampliação do exercício da cidadania. Pretende, ainda, segundo ele, consolidar a reestruturação do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp) e mecanismos de participação no âmbito do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), acrescentou o secretário.
Na 1ª Conferencia Nacional de Segurança ficou decidido que os estados e municípios realizarão encontros para traçar a nova política de segurança pública para o País. Rondônia, por exemplo, será representado por 30 participantes na próxima conferência, cuja realização está prevista para o período de 27 a 30 de agosto do próximo ano, em Brasília. Desse número, 40% dos participantes serão escolhidos pela sociedade civil organizada durante os encontros municipal – de 10 de fevereiro a 30 de maio de 2009 – e estadual – de 01 de junho a 31 de julho do ano vindouro, em Rondônia, informou o major Márcio Ângelo Pinto, chefe de gabinete da SESDEC, que assessorou o secretário Sena na conferência.
Todas as informações sobre a Conferência Nacional de Segurança Pública podem ser encontradas no site www.conseg.gov.br
Fonte: DALTON DI FRANCO
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
PRF em Rondônia, juntamente com a Polícia Civil e Polícia Militar, apreende mais de 130 kg de droga
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta quinta-feira (04), em conjunto com as Polícias Civil e Militar de Rondônia, apreendeu 132,5 kg de maconha n

PRF em Rondônia apreende mais de 500 quilos de entorpecentes em caminhão
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, nesta manhã (05), realizou uma grande apreensão de drogas, na BR-364, km 1, em Vilhena. Após dar ord

A segunda etapa da Operação Fio Desencapado 2025, realizada pela Polícia Militar e coordenada pelo 1º Batalhão da Polícia Militar nesta sexta-feira

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO) deflagrou, nesta sexta-feira (28/11), a Operação Territorium, visando desart
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)