Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Em conferência, Sena diz que estado faz esforço para reduzir criminalidade


 
Secretário de Segurança de Rondônia participa de conferência nacional

O secretário da Segurança, Defesa e Cidadania, Evilásio Sena, participou em Brasília da 1ª Conseg, Conferência Nacional de Segurança Pública, quando discutiu com representantes de outros estados a busca de um novo paradigma para a política de segurança no Brasil. Sena ainda participou da reunião do Conselho Nacional de Segurança.

Segundo o secretário, a conferência deflagrou um processo inédito na discussão dos rumos da segurança pública. A partir de agora, municípios, estados e demais interessados no tema começarão a organizar suas próprias conferências pelo país.

O secretário observou ainda que a 1ª Conseg buscou como objetivo geral consolidar a participação social das definições de política para a segurança pública e promover investimentos na união dos esforços e ações que levem à superação dos atuais obstáculos que colocam o tema segurança entre as três maiores preocupações dos brasileiros.

Durante a conferência, Sena informou que o governo de Rondônia já vem realizando esforços para reduzir os índices de criminalidade no Estado. “O governador Ivo Cassol tem feito investimentos materiais e humanos para dotar os organismos de segurança de meios necessários para combater o crime no Estado. A realidade no governo atual é bem diferente e melhor do que em administrações anteriores”.

Ainda sobre a 1ª Conseg, Sena classificou o evento como um instrumento participativo que busca o fortalecimento do processo democrático e a ampliação do exercício da cidadania. Pretende, ainda, segundo ele, consolidar a reestruturação do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp) e mecanismos de participação no âmbito do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), acrescentou o secretário.

Na 1ª Conferencia Nacional de Segurança ficou decidido que os estados e municípios realizarão encontros para traçar a nova política de segurança pública para o País. Rondônia, por exemplo, será representado por 30 participantes na próxima conferência, cuja realização está prevista para o período de 27 a 30 de agosto do próximo ano, em Brasília. Desse número, 40% dos participantes serão escolhidos pela sociedade civil organizada durante os encontros municipal – de 10 de fevereiro a 30 de maio de 2009 – e estadual – de 01 de junho a 31 de julho do ano vindouro, em Rondônia, informou o major Márcio Ângelo Pinto, chefe de gabinete da SESDEC, que assessorou o secretário Sena na conferência.

Todas as informações sobre a Conferência Nacional de Segurança Pública podem ser encontradas no site www.conseg.gov.br

Fonte: DALTON DI FRANCO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Militar apreende mais de 10 kg de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Porto Velho

Polícia Militar apreende mais de 10 kg de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Porto Velho

Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de mais de 10 quilos de entorpecentes e na prisão em flagrante de dois homens suspeitos de tráfico

Polícia Civil deflagra operação contra fabricação clandestina de bebidas e coação a servidores em Ji-Paraná

Polícia Civil deflagra operação contra fabricação clandestina de bebidas e coação a servidores em Ji-Paraná

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Ji-Paraná, deflagrou operação para apurar a produção clandestina de bebidas e am

Três são presos por tráfico de drogas durante ação da Polícia Militar no bairro Aponiã, em Porto Velho

Três são presos por tráfico de drogas durante ação da Polícia Militar no bairro Aponiã, em Porto Velho

Três homens foram presos por tráfico de entorpecentes e associação ao tráfico durante uma ação da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia Militar rea

Piloto preso por pedofilia pagava mães e avós para abusar de meninas

Piloto preso por pedofilia pagava mães e avós para abusar de meninas

O piloto preso no Aeroporto de Congonhas nesta segunda-feira (9), suspeito da prática de pedofilia, é o líder de uma rede de exploração sexual de me

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)