Porto Velho (RO) sexta-feira, 4 de dezembro de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

Em conferência, Sena diz que estado faz esforço para reduzir criminalidade


 
Secretário de Segurança de Rondônia participa de conferência nacional

O secretário da Segurança, Defesa e Cidadania, Evilásio Sena, participou em Brasília da 1ª Conseg, Conferência Nacional de Segurança Pública, quando discutiu com representantes de outros estados a busca de um novo paradigma para a política de segurança no Brasil. Sena ainda participou da reunião do Conselho Nacional de Segurança.

Segundo o secretário, a conferência deflagrou um processo inédito na discussão dos rumos da segurança pública. A partir de agora, municípios, estados e demais interessados no tema começarão a organizar suas próprias conferências pelo país.

O secretário observou ainda que a 1ª Conseg buscou como objetivo geral consolidar a participação social das definições de política para a segurança pública e promover investimentos na união dos esforços e ações que levem à superação dos atuais obstáculos que colocam o tema segurança entre as três maiores preocupações dos brasileiros.

Durante a conferência, Sena informou que o governo de Rondônia já vem realizando esforços para reduzir os índices de criminalidade no Estado. “O governador Ivo Cassol tem feito investimentos materiais e humanos para dotar os organismos de segurança de meios necessários para combater o crime no Estado. A realidade no governo atual é bem diferente e melhor do que em administrações anteriores”.

Ainda sobre a 1ª Conseg, Sena classificou o evento como um instrumento participativo que busca o fortalecimento do processo democrático e a ampliação do exercício da cidadania. Pretende, ainda, segundo ele, consolidar a reestruturação do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp) e mecanismos de participação no âmbito do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), acrescentou o secretário.

Na 1ª Conferencia Nacional de Segurança ficou decidido que os estados e municípios realizarão encontros para traçar a nova política de segurança pública para o País. Rondônia, por exemplo, será representado por 30 participantes na próxima conferência, cuja realização está prevista para o período de 27 a 30 de agosto do próximo ano, em Brasília. Desse número, 40% dos participantes serão escolhidos pela sociedade civil organizada durante os encontros municipal – de 10 de fevereiro a 30 de maio de 2009 – e estadual – de 01 de junho a 31 de julho do ano vindouro, em Rondônia, informou o major Márcio Ângelo Pinto, chefe de gabinete da SESDEC, que assessorou o secretário Sena na conferência.

Todas as informações sobre a Conferência Nacional de Segurança Pública podem ser encontradas no site www.conseg.gov.br

Fonte: DALTON DI FRANCO

Mais Sobre Polícia

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

O 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia (5º BPM – Batalhão Belmont) realiza, nesta sexta-feira (23), às 19h, a formatura militar alusiva ao seu

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Na manha de hoje (21), a Polícia Rodoviária Federal participou da Operação Arinna, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime O