Porto Velho (RO) terça-feira, 24 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

Confúcio reafirma compromissos com a segurança pública


Confúcio reafirma compromissos com a segurança pública  - Gente de Opinião

Porto Velho, 3 de janeiro de 2011 - Em solenidade oficial de troca de Comando da Polícia Militar, realizada na manhã desta segunda-feira (3) na sede do 1º Batalhão, o Coronel PM Paulo César Figueiredo foi nomeado pelo governador Confúcio Moura o Comandante Geral da PM, tendo como sub-comandante o coronel Antônio Carlos Tomazzoni.

O governador Confúcio Moura, que presidiu a solenidade, lembrou durante seu discurso que durante uma década de sua vida foi sargento da Polícia Militar do Estado de Goiás, formando-se médico e servindo a corporação. Sobre seus compromissos, o governador falou que saúde, segurança e educação serão a base de sustentação de seu governo e que investimentos nesse setor serão prioridade. “A população do Estado clama por segurança, e compete ao governo investir e trabalhar para dar um pouco mais de tranqüilidade aos cidadãos.

Sobre os compromissos assumidos com a corporação, falou que em sessão extraordinária da Assembleia Legislativa irá remeter a proposta de extinguir as classes de policiais e aprovar gratificação a motoristas de viaturas e a policiais que atuam em áreas de difícil acesso. As mudanças para a classe ainda consistem em reduzir transitoriamente as promoções - sendo 50% por antiguidade e 50% por aperfeiçoamento - e posteriormente atingidas somente por provas específicas.

A coronel Angelina Ramires, que comandou o Batalhão por sete anos, apresentou um balanço das principais realizações da Polícia Militar, com ênfase na melhorias obtidas durante sua gestão a frente do Comando Geral da PM, entre as quais o aumento do efetivo da corporação, melhoria no armamento, aumento de número de oficiais, reestruturação da tropa, além de inúmeras outras ações que contribuíram para a melhoria das condições de trabalho da PM.

“Conheço o trabalho e o competente perfil do Coronel César, tenho convicção de que exercerá um brilhante trabalho a frente do Comando Geral. Deixo hoje o comando da Corporação do Estado de Rondônia, função que exerci por sete anos, e deixo com a sensação de dever cumprido. Copio a frase do ex-presidente Lula quando falou que não podia errar, e eu não podia errar principalmente por ser mulher e enfrentar tamanho desafio”, afirmou.

O recém empossado Secretário de Segurança Pública, Defesa e Cidadania (SESDEC), Marcelo Bessa, pediu a palavra para apresentar algumas propostas de caráter imediato que serão estabelecidas no Estado. “Temos em Rondônia uma das melhores corporações do país, e para que nossos esforços alcancem resultados, as primeiras realizações consistirão em aplicação de ações de valorização do profissional, resgatando a auto-estima do funcionário e a recomposição salarial”.

“Apresentamos ao governador uma meta de que nos primeiros 100 dias desse novo governo sejam reduzidos em 30% os índices de criminalidade. É um grande desafio, mas estamos iniciando nossos trabalhos com as metas já estabelecidas para alcançarmos essa redução já bastante significativa”, afirmou.

O secretário lembrou que seu pronunciamento foi sua primeira aparição pública após assumir a pasta. E, como Policial Federal, disse que já fez parte da Polícia Militar e da Polícia Civil, e conhece bem a realidade de cada classe e sabe os desafios que irá enfrentar.

Encerrando o evento, a Corporação do 1º Batalhão se apresentou ao novo Comando em desfile.
 

Sobre o Coronel Paulo César

Natural de Cuiabá (MT), o Coronel Paulo Cesar é formado em Administração pela Universidade Federal de Rondônia, com pós-graduação em: Política e Estratégia; Gestão da Segurança na Sociedade Democrática. É Diplomado pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Delegacia Regional de Rondônia) e possui Curso de Especialização em Gestão e Gerenciamento da Segurança. Entre as principais funções desempenhadas estão a de Comandante de Unidade Operacional (1º BPM) – (Porto Velho-RO- 2002 e 2005), Diretor de Apoio Administrativo e Logística da PMRO - 2004, Diretor de Pessoal da Polícia Militar de Rondônia – (2005 – 2008) e Gerente Geral do Sistema Penitenciário do Estado de Rondônia (2009 e 2010). Paulo Cesar assume o comando da PM com um dos maiores desafios do Estado, que é o de reduzir a criminalidade e implantar processos de valorização da classe.

Fonte: Decom
Foto: Marcos Freire

Mais Sobre Polícia

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

O 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia (5º BPM – Batalhão Belmont) realiza, nesta sexta-feira (23), às 19h, a formatura militar alusiva ao seu

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Na manha de hoje (21), a Polícia Rodoviária Federal participou da Operação Arinna, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime O