Porto Velho (RO) terça-feira, 24 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

Comunidade é chamada para contribuir com a Segurança Pública


 

“Essa é a oportunidade que a comunidade tem para se fazer ouvir, dando idéias que contribuam para a melhoria da Segurança Pública no Estado”. Com essa frase o secretário de segurança, Evilásio Silva Sena, resumiu o objetivo da etapa estadual da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (1ª Conseg), que será realizada de 29 a 31 de julho, no auditório da Faculdade São Lucas, em Porto Velho.

Cerca de 500 pessoas, representantes de diversos segmentos da comunidade civil organizada e gestores e servidores da segurança pública, estarão reunidas para debater e consolidar a reestruturação do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp) e criar mecanismos que contribuam para a implantação do Susp (Sistema Único de Segurança Pública).

Dentre os temas debatidos pelo Conseg estão: Gestão democrática – controle social e externo, integração e federalismo; financiamento e gestão da política pública de segurança; valorização profissional e otimização das condições de trabalho; repressão qualificada da criminalidade; prevenção social do crime e das violências e construção da paz; diretrizes para o sistema penitenciário e diretrizes para o sistema de prevenção, atendimentos emergenciais e acidentes.

O secretário de segurança explica que a participação da sociedade, além das autoridades, é de fundamental importância para o sucesso da conferência. “A 1ª Conseg é um instrumento participativo que busca o fortalecimento do processo democrático e a ampliação do exercício da cidadania”, destacou.

Sena disse ainda que a conferência vem fortalecer o conceito de segurança como direito humano. Para ele, a sociedade civil tem papel fundamental nas conversações, devendo contribuir em muito para o fortalecimento do Susp.

A reunião fecha o ciclo de debates realizado durante a etapa regional, em Ji-Paraná e Cacoal. Representantes dos 52 municípios estiveram presentes nos encontros.

Durante as etapas regionais foram eleitos representantes de Rondônia para participar do Conseg nacional que acontece de 27 a 30 de agosto, em Brasília.

O evento é resultado da parceria do governo estadual, através da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), com o governo federal, por intermédio do Ministério da Justiça.
 
Fonte: Sesdec/Toni Francis MTB 753-RO

Mais Sobre Polícia

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

O 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia (5º BPM – Batalhão Belmont) realiza, nesta sexta-feira (23), às 19h, a formatura militar alusiva ao seu

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Na manha de hoje (21), a Polícia Rodoviária Federal participou da Operação Arinna, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime O