Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Comandante Geral da Polícia Militar visita o 2º Batalhão



Ocorreu na manhã de ontem, no auditório do 2º BPM – Batalhão de Polícia Militar, em Ji-Paraná, a primeira reunião do Comandante Geral da Polícia Militar, coronel PM Paulo César de Figueiredo.

Na reunião, que contou com a participação da tropa do Batalhão Tiradentes, que abrange grande parte da região central do Estado, foram tratados temas como Integração entre as Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, tecnologia, inteligência, Polícia Comunitária e valorização do profissional, temas esses pilares da nova gestão da Secretaria de Segurança Defesa e Cidadania.

O Comandante enfatizou a criação dos conselhos de segurança que visam combater o grave problema da criminalidade, uma vez que fica evidente que é preciso muito mais que ação de Polícia e, ainda, que a capacidade de organização de uma comunidade é fator determinante para seu progresso.

E, no que diz respeito à Segurança, isso se aplica com todo vigor, pois a Polícia tenderá a ser mais efetiva com a ajuda da comunidade. Esse é o conceito básico sobre o qual se estrutura a “Polícia Comunitária”, modelo de prevenção criminal e de acidentes previsíveis, fundamentado na colaboração entre os cidadãos e destes para com a polícia, visando a oferecer segurança.

O Coronel César tratou ainda de temas como a importância do treinamento físico na atividade policial e a importância da ética profissional, que segundo o mesmo, são de fundamental importância no desenvolvimento das atividades policiais.

Houve ainda uma rápida explanação sobre as evidências de uma crescente e expansiva trama de ilegalidades entrelaçadas nas práticas urbanas, visando flagrar as mediações e conexões existentes nas capilaridades do tráfico de drogas no Estado, através da qual a Polícia pretende combater, principalmente com ações e operações baseadas em uma doutrina fundamentada e repassada em instruções e cursos para os policiais militares. A informação é do soldado PM Luiz do 2º BPM.

Fonte: Lenilson Guedes
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Militar apreende mais de 10 kg de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Porto Velho

Polícia Militar apreende mais de 10 kg de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Porto Velho

Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de mais de 10 quilos de entorpecentes e na prisão em flagrante de dois homens suspeitos de tráfico

Polícia Civil deflagra operação contra fabricação clandestina de bebidas e coação a servidores em Ji-Paraná

Polícia Civil deflagra operação contra fabricação clandestina de bebidas e coação a servidores em Ji-Paraná

A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Ji-Paraná, deflagrou operação para apurar a produção clandestina de bebidas e am

Três são presos por tráfico de drogas durante ação da Polícia Militar no bairro Aponiã, em Porto Velho

Três são presos por tráfico de drogas durante ação da Polícia Militar no bairro Aponiã, em Porto Velho

Três homens foram presos por tráfico de entorpecentes e associação ao tráfico durante uma ação da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia Militar rea

Piloto preso por pedofilia pagava mães e avós para abusar de meninas

Piloto preso por pedofilia pagava mães e avós para abusar de meninas

O piloto preso no Aeroporto de Congonhas nesta segunda-feira (9), suspeito da prática de pedofilia, é o líder de uma rede de exploração sexual de me

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)