Domingo, 21 de junho de 2015 - 14h50
No Brasil, a perícia criminal ainda está subordinada à estrutura da Polícia Civil, o que vai na contramão das recomendações de órgãos nacionais e internacionais sobre a necessidade de autonomia de sua atuação, de modo a produzir provas materiais isentas e imparciais, para punir os verdadeiros culpados, eliminando a possibilidade de condenação baseadas unicamente em testemunhas.
O modelo atual de investigação, baseado no inquérito policial e órgãos de perícia subordinados à Polícia Civil, pode contaminar o processo, segundo a Associação Brasileira de Criminalísticas (ABC) e Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). As duas entidades, que representam mais de 12 mil profissionais, defendem o Substitutivo da Proposta de Emenda à Constituição nº 325/09 e 499/10, que prevê a constitucionalização da autonomia da perícia criminal, que já foi aprovado em duas comissões do Congresso Nacional.
Rondônia encontra-se entre os estados brasileiros, onde a perícia criminal ainda continua vinculada a Polícia Civil. De acordo com informações do Sindicato dos Peritos Criminalístico de Rondônia (Sinpec-RO), já se encontra na Assembleia Legislativa de Rondônia um projeto de lei, oriundo de uma indicação do deputado estadual Léo Moraes, que propõe a desvinculação deverá ser encaminhado pelo Executivo Estadual a Assembleia Legislativa, para ser apreciado.
"Com a atuação da perícia criminal desvinculadas da Polícia Civil a tendência é que os órgãos periciais passem a funcionar melhor, como já vem ocorrendo em 17 estados. Pesquisa realizadas junto a órgãos periciais em todo país comprovou os bons resultados da desvinculação, com melhorias significativas dos serviços prestados", ressaltou o presidente do Sinpec-RO, Edilson Almeida de Souza.
Fonte: Júlio Aires
A Receita Federal, em conjunto com a Polícia Federal, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (10/9), a Operação “Quimera Fiscal”. O objetivo é obter
Polícia Federa deflagra operação contra falsificação de diplomas em Rondônia e Roraima
Na manhã desta quarta-feira (27/8), a Polícia Federal deflagrou a Operação Fake Degree, com o objetivo de desarticular organização criminosa especia
Na manhã de hoje, a Polícia Militar de Rondônia, por meio do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), em ação integrada com o Batalhão de Polícia d
Equipe de Vigilância e Repressão da DRF Porto Velho apreende quase 1 milhão de reais em pneus
Nesta quarta (19), a Equipe de Repressão da Delegacia da Receita Federal de Porto Velho/RO, após análise de documentos fiscais de uma carga com orig