Porto Velho (RO) quarta-feira, 2 de dezembro de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

Anvisa apreende mais de 53 mil medicamentos falsificados e contrabandeados


 
Paula Laboissière
Agência Brasil

Brasília - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou hoje (6) que 53.575 medicamentos falsificados e contrabandeados foram apreendidos entre janeiro e agosto deste ano em todo o país, além de 62,9 toneladas de remédios sem registro.

Em 2009, foram feitas 53.535 apreensões de produtos falsificados e contrabandeados. Também foram retidas 235 toneladas de medicamentos sem registro. De acordo com o chefe de Inteligência da Anvisa, Adílson Bezerra, o problema, que é sério, deve ser encarado como de saúde pública. Segundo ele, a venda de remédios controlados também aumentou.

“A falsificação de medicamentos migrou para dentro das drogarias e farmácias. Quando entra, o consumidor não sabe que está comprando um produto falsificado, corrompido, contrabandeado, sem registro. Temos que combater esse tipo de delito”, afirmou.

Para o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo, o número de apreensões registrado este ano é alto mas representa a capacidade de equipes do próprio órgão e da Receita Federal de se articular e realizar o combate ao mercado paralelo de medicamentos.

“A mensagem mais importante é que as autoridades sanitárias e de combate à falsificação estão unidas, trabalhando há anos e introduzindo mecanismos para assegurar a qualidade de produtos. Não é um problema só no Brasil”, disse, ao se referir a países europeus e aos Estados Unidos.

Entre 2007 e 2010, as operações realizadas passaram de 135 para 526, com um total de 2 mil locais inspecionados e 38% deles interditados. As principais apreensões incluem 237 mil caixas de medicamentos controlados. Este ano, 20 mil comprimidos hospitalares foram desviados do Sistema Único de Saúde (SUS) e localizados posteriormente.

Mais Sobre Polícia

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)

O 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia (5º BPM – Batalhão Belmont) realiza, nesta sexta-feira (23), às 19h, a formatura militar alusiva ao seu

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Operação Arinna do MP/SP: PRF e RFB participam da operação para desarticular organização criminosa atuante na adulteração de combustível

Na manha de hoje (21), a Polícia Rodoviária Federal participou da Operação Arinna, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime O