Terça-feira, 21 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Anvisa apreende mais de 53 mil medicamentos falsificados e contrabandeados


 
Paula Laboissière
Agência Brasil

Brasília - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou hoje (6) que 53.575 medicamentos falsificados e contrabandeados foram apreendidos entre janeiro e agosto deste ano em todo o país, além de 62,9 toneladas de remédios sem registro.

Em 2009, foram feitas 53.535 apreensões de produtos falsificados e contrabandeados. Também foram retidas 235 toneladas de medicamentos sem registro. De acordo com o chefe de Inteligência da Anvisa, Adílson Bezerra, o problema, que é sério, deve ser encarado como de saúde pública. Segundo ele, a venda de remédios controlados também aumentou.

“A falsificação de medicamentos migrou para dentro das drogarias e farmácias. Quando entra, o consumidor não sabe que está comprando um produto falsificado, corrompido, contrabandeado, sem registro. Temos que combater esse tipo de delito”, afirmou.

Para o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo, o número de apreensões registrado este ano é alto mas representa a capacidade de equipes do próprio órgão e da Receita Federal de se articular e realizar o combate ao mercado paralelo de medicamentos.

“A mensagem mais importante é que as autoridades sanitárias e de combate à falsificação estão unidas, trabalhando há anos e introduzindo mecanismos para assegurar a qualidade de produtos. Não é um problema só no Brasil”, disse, ao se referir a países europeus e aos Estados Unidos.

Entre 2007 e 2010, as operações realizadas passaram de 135 para 526, com um total de 2 mil locais inspecionados e 38% deles interditados. As principais apreensões incluem 237 mil caixas de medicamentos controlados. Este ano, 20 mil comprimidos hospitalares foram desviados do Sistema Único de Saúde (SUS) e localizados posteriormente.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 21 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

PF, em ação conjunta, apreende aeronave com cerca de meia tonelada de droga em área de mata fechada em Machadinho d’Oeste/RO

PF, em ação conjunta, apreende aeronave com cerca de meia tonelada de droga em área de mata fechada em Machadinho d’Oeste/RO

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Civil de Rondônia (PC/RO), Polícia Militar de Rondônia (PM/RO) e Polícia Militar de Mato Grosso (P

Polícia Civil e Ministério Público deflagram Operação Ouro de Areia em Porto Velho

Polícia Civil e Ministério Público deflagram Operação Ouro de Areia em Porto Velho

Na madrugada desta sexta-feira (17/10/2025), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por intermédio da 2ª Delegacia de Repressão às Ações Criminosa

Polícia Civil e Ministério Público deflagram Operação Face Oculta em Porto Velho

Polícia Civil e Ministério Público deflagram Operação Face Oculta em Porto Velho

Na madrugada desta sexta-feira (10/10/2025), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por intermédio da 2ª Delegacia de Repressão às Ações Criminosa

Deputado Jean Mendonça tranquiliza população após ficar refém de bandidos

Deputado Jean Mendonça tranquiliza população após ficar refém de bandidos

Na manhã desta sexta-feira (3), o deputado Jean Mendonça (PL), sua esposa e uma enteada  foram feitos reféns em sua residência por dois assaltante

Gente de Opinião Terça-feira, 21 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)