Sexta-feira, 22 de janeiro de 2010 - 11h52
De acordo com dados divulgados pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), diariamente, no Brasil, morrem cerca de 100 pessoas vítimas de acidentes de trânsito. Contudo, estes números podem não representar a realidade brasileira, uma vez que os óbitos ocorridos posteriormente em função das seqüelas geradas pelo acidente, não são computadas nos levantamentos estatísticos realizados pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), mas têm acontecido com freqüência. 
Em Rondônia, são centenas de vidas perdidas anualmente em decorrência dos acidentes de trânsito. Para modificar esta realidade, o Governo do Estado de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), tem convocado a sociedade, em todos os municípios do Estado, a participar de palestras sobre educação de trânsito. Nos eventos o diretor geral do DETRAN, Joarez Jardim, juntamente com uma equipe de servidores, tem repassado aos participantes a mensagem da importância de um trânsito mais seguro, bem como tem ouvido as reivindicações da comunidade e das autoridades locais.
Na última quarta-feira (20), foram visitados os municípios de Ariquemes, Alto Paraíso e Cujubim. Em Ariquemes, a secretária municipal de trânsito, Débora Vidal, destacou a parceria realizada entre o DETRAN, a Prefeitura e a Polícia Militar. “Aqui no município nós trabalhamos em conjunto e quem sai ganhando é a sociedade. Os frutos desse trabalho são revelados no número de acidentes que vem caindo ano a ano. Outro exemplo desse esforço é o fato de que Ariquemes, durante o apagão que ocorreu em Rondônia, manteve agentes em todos os cruzamentos perigosos, onde o trânsito fluiu com normalidade. Isto não é mágica, é trabalho”, afirmou Débora.
Em Alto Paraíso, durante a palestra foi anunciado à comunidade o início das obras de construção do novo prédio da Circunscrição de Trânsito (Ciretran), que irá atender a demanda pelos serviços na localidade. “É uma obra importante para o nosso município, pois além de melhorar o atendimento à comunidade, estará gerando empregos para a população”, afirmou Romeu Reolon, prefeito de Alto Paraíso.
Na quinta-feira (21), a equipe do DETRAN ministrou palestras em Jaru, Tarilândia e Governador Jorge Teixeira. Durante todas as palestras foram apresentadas as estatísticas de acidentes de trânsito de cada localidade. Em Jaru, o sargento PM Roberto explicou que o policiamento local tem realizado um trabalho intenso para conscientização da população. “Temos explicado e orientado os cidadãos para que utilizem os equipamentos obrigatórios de segurança. Muitos reclamam quando abordamos e somos obrigados a multar. Multamos não é porque queremos, mas porque a lei exige. A multa é um remédio amargo, mas que funciona contra a imprudência”, disse o sargento.
Joarez Jardim, diretor geral do DETRAN, tem afirmado que “é muito melhor conscientizar e educar do que repreender, mas não podemos desobedecer o que a lei nos determina. Por isso estamos realizando estas palestras, para que a população se conscientize de que respeitando as normas de trânsito, estarão preservando muitas vidas. O governador tem investido em educação de trânsito como nenhum outro governador fez. Isto demonstra a sua preocupação com a vida do cidadão”, disse Joarez.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A segunda etapa da Operação Fio Desencapado 2025, realizada pela Polícia Militar e coordenada pelo 1º Batalhão da Polícia Militar nesta sexta-feira

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO) deflagrou, nesta sexta-feira (28/11), a Operação Territorium, visando desart

Forças de Segurança apreendem cerca de 600 quilos de drogas na região da Zona da Mata
Na manhã desta segunda-feira (24/11) as forças de segurança de Rondônia e Mato Grosso e Polícia Rodoviária Federal – PRF, em uma operação conjunta a

Furto de energia: 11 presos em Porto Velho em um único dia
A Polícia Militar prendeu 11 pessoas em duas operações distintas contra o furto de energia elétrica em Porto Velho, ontem, quinta-feira (13). As açõ
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)