Porto Velho (RO) sexta-feira, 27 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Polícia

5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23)


5º Batalhão da PM realiza formatura alusiva aos 27 anos, nesta sexta (23) - Gente de Opinião

O 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia (5º BPM – Batalhão Belmont) realiza, nesta sexta-feira (23), às 19h, a formatura militar alusiva ao seu 27º aniversário. A solenidade acontece na sede do Batalhão, localizado na Av. Amazonas com Av. Guaporé, em Porto Velho, e contará com a presença de autoridades militares e civis.

 

Batalhão Belmont, 27 anos de história!

Criado em 11 de agosto de 1993, e instalado no dia 14 de outubro do mesmo ano, o nome “Belmont” é uma homenagem a um dos lagos mais importantes da bacia do Baixo Madeira.

Com o lema “Segurança, Profissionalismo e Eficiência”, o Guardião da Leste, como é popularmente conhecido, é responsável pelo policiamento nas cidades de Itapuã do Oeste, Candeias do Jamari e Distrito de Triunfo, e atende uma área composta por 22 bairros, compreendendo 55 mil domicílios, num total de 210 mil habitantes.

Seu efetivo de 411 policiais militares, diuturnamente desempenha com comprometimento, dedicação e vigor, a missão de servir e proteger os cidadãos rondonienses. 

 

Estatística

Conforme dados da PMRO, no primeiro semestre de 2020, o 5º Batalhão foi o que mais se destacou no combate à criminalidade no estado, alcançando números muito expressivos.

Das 605 armas de fogo apreendidas neste período, a maior quantidade ocorreu na área do 5º BPM, total de 110.

Dos 931 foragidos da Justiça recapturados, 202 foram recolhidos pelo 5º BPM.

Das 499 ocorrências com entorpecentes, 136 foram registradas pelo 5º Batalhão.

O grande destaque foi o elevado número de veículos com restrição de roubo/furto recuperados. De um total de 1.252 recuperações, 561 foram feitas somente pelo Batalhão Belmont.

 

Live Solidária

No dia 20 de maio deste ano, o 5º BPM (Batalhão Belmont) realizou uma live solidária, a maior entre as polícias militares do Brasil, com a campanha ‘Guardiões da Solidariedade’, onde foram arrecadadas quase 6 toneladas de alimentos, que foram doados para mais de 500 famílias carentes e 15 entidades assistenciais.

 

Sede própria

Somente neste ano de 2020, o Batalhão Belmont conquistou um marco que esperava desde a sua criação: uma sede própria. E, aos poucos, a construção dessa nova ‘casa’ vem ganhando forma e motivando todos que ali fazem parte.

Atualmente, o Batalhão Belmont é comandando pelo major PM Renato Suffi, e está localizado na Avenida Amazonas esquina com a Avenida Guaporé, em Porto Velho (RO).

#PMRO #5ºBPM #BatalhãoBelmont #GuardiãodaLeste #27anos

Mais Sobre Polícia