Porto Velho (RO) sábado, 16 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

Eleições 2018

Reinaldo Azevedo: elite escolarizada é fábrica de fakenews


 Reinaldo Azevedo: elite escolarizada é fábrica de fakenews  - Gente de Opinião

247 - O jornalista Reinaldo Azevedo afirma que a elite escolarizada brasileira vai dando mostras de que é o segmento mais atrasado moralmente da sociedade. Para Azevedo, "Setores da elite universitária brasileira são hoje os principais clientes das mentiras espalhadas nas redes sociais. É um assombro que assim seja. Aqueles que, em tese, dispõem dos instrumentos mais afinados para apontar o que está fora do tom se mostram os maiores entusiastas de cacofonias muitas vezes sórdidas".

Em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, o jornalista diz se espantar com as possibilidades embutidas nas atitudes desses agentes com curso superior: "são, entre outros profissionais, médicos, engenheiros, dentistas, economistas, advogados —e, por óbvio, não estou aqui a cometer o erro da generalização. Também há, e espero que em maior número, os que se mostram capazes de ponderar e que ainda não renunciaram à lógica elementar em favor da falácia".

Reinaldo Azevedo se pergunta: "quando essas pessoas estão a fazer uma incisão num abdômen, a calcular os materiais de uma ponte, a tratar o canal de um dente, a fazer uma planilha de custos, a articular os códigos legais que nos regem, pergunto: usam ou não a razão e o saber acumulado? Apelam a métodos já testados, verificados e verificáveis de precisão, buscando cercar as margens de erros, ou atuam segundo fundamentos místicos, o 'ouvi dizer', o 'só pode ser'? Apelam à ciência ou dão três toques na madeira?"

Mais Sobre Eleições 2018

Sindafisco elege nova diretoria nesta quinta-feira, 8/11

Sindafisco elege nova diretoria nesta quinta-feira, 8/11

Nesta quinta-feira, 8 de novembro, acontecerá a votação para eleger a nova diretoria do Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais de Ron

Bolsonaro detona Folha no Jornal Nacional

Bolsonaro detona Folha no Jornal Nacional

Presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) atacou a Folha de S. Paulo nesta segunda-feira, 29, em entrevista ao Jornal Nacional; em discurso acalorado, Bo