Porto Velho (RO) terça-feira, 12 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

Eleições 2018

POR QUE NÃO TE CALAS, FHC? Por Ana Clara Machado


 POR QUE NÃO TE CALAS, FHC? Por Ana Clara Machado - Gente de Opinião

POR QUE NÃO TE CALAS, FHC?                   
Ana Clara Machado*


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tem perdido reiteradas oportunidades de ficar calado. Vem dando declarações que maculam sua biografia com a mancha da incoerência. E, há que se admitir,  nenhuma distorção de conduta é maior do que a incoerência, filha da mentira, para por em risco a confiança na pessoa. Quem vai concordar em quem discorda de si mesmo?

Um homem  com o currículo acadêmico de FHC (professor, intelectual autor de vários livros de sociologia) jamais poderia dizer o que anda dizendo. Mas, pensando bem, não devemos nos surpreender muito com isso porque, quando presidente, ao ser questionado pelo que escreveu em seus livros, disse: “Esqueçam do que escrevi”.

Em recente declaração, FCH, após  dizer que não conhece Bolsonaro e nem sequer ouviu sua voz de  Bolsonaro, arrematou que ele é tudo que não gosta.  Ora, ora, leitores, como alguém pode dizer que é contra outrem que não conhece suficientemente? Não me consta que, a despeito de sua idade, que o ex-presidente sofra de algum problema que comprometa seu raciocínio.

Até aí, ou seja, dizer que não apoia Bolsonaro, é uma decisão pessoal que não o lança, digamos assim, no poço fétido da incoerência. Mas deixar nas entrelinhas (insinuou que se dá (?) com Haddad) que está disposto a conversar com candidato PT para um eventual apoio programático, aí já é demais.  Lembremos o quanto FHC já criticou o partido do dito cujo: disse-o incompetente, corrupto, e o resto que todo mundo sabe. Abominou o PT, mas agora aceita sair de braço dado com ele. Sinceramente, professor...

Independente dos conceitos que alguém defenda, é inaceitável, à luz da ética e da moral, que concorde com a ascensão ao poder de um candidato de um partido como o PT. Essa organização delituosa que arrasou o Brasil, lançando-o num abismo que tem causando tantos danos graves a seu povo. Incompetência e corrupção compõem uma mistura explosiva com consequências lesivas incalculáveis.

Por isso, senhor FHC, que construiu uma biografia respeitável, que tanto já fez por este país, não se exponha com declarações que acionam o botão que detona seu melhor passado. Uma sugestão resolutiva: enquanto estiver acometido pela nostalgia da incoerência, CALE-SE.

* Pedagoga

Mais Sobre Eleições 2018

Sindafisco elege nova diretoria nesta quinta-feira, 8/11

Sindafisco elege nova diretoria nesta quinta-feira, 8/11

Nesta quinta-feira, 8 de novembro, acontecerá a votação para eleger a nova diretoria do Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais de Ron

Bolsonaro detona Folha no Jornal Nacional

Bolsonaro detona Folha no Jornal Nacional

Presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) atacou a Folha de S. Paulo nesta segunda-feira, 29, em entrevista ao Jornal Nacional; em discurso acalorado, Bo