Porto Velho (RO) terça-feira, 12 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

Eleições 2018

Parceria de Confúcio com Cláudia Moura completa mais de duas décadas


Parceria de Confúcio com Cláudia Moura completa mais de duas décadas - Gente de Opinião

Um encontro recente entre os irmãos Cláudia Moura e Confúcio Moura candidatos à deputada federal e a senador, respectivamente, foi marcado por boas recordações. Lembraram-se das políticas públicas que desenvolveram juntos. Cláudia esteve presente em toda carreira política de Confúcio Moura. Ele foi três vezes deputado federal, duas como prefeito de Ariquemes, e mais duas, como governador de Rondônia. Agora vem para senado com o número 152.

“A minha trajetória política teve a participação direta de Cláudia Moura em todas as fases. Foi muito importante para o meu crescimento e o dela também. Ela sempre criou projetos importantíssimos e inovadores para nossa cidade de Ariquemes; que depois passou a ser implantado no estado quando fui governador de Rondônia,” comentou o futuro senador.

Na gestão de Confúcio como prefeito de Ariquemes, Cláudia Moura teve a ideia de começar um trabalho de assistência jurídica para as mulheres carentes daquela região. Na época, ela era a gestora da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes). O projeto Advocacia Comunitária auxiliava as vítimas de violência doméstica em saber proceder contra o agressor usando o respaldo da lei. O trabalho ajudou mães a requererem pensão alimentícia, ou até mesmo exigir o reconhecimento de paternidade.

“ A advocacia comunitária foi um embrião na luta pelos direitos da mulher. Indico Cláudia Moura para deputada federal porque sei que no Congresso Nacional, ela vai fazer a diferença. A minha irmã lutará para que a mulher tenha seus direitos assegurados. Vote Cláudia Moura para que leis fortes contra a violência sejam obedecidas,” afirmou Confúcio.

Reintegrar adolescentes em conflitos com lei foi trabalho importante desenvolvido por Confúcio e Cláudia Moura em Ariquemes. “Alguns jovens foram inseridos em projetos de preparação para o emprego, desde o aprendizado para o cultivo de hortaliças, até os de inclusão digital. A parceria dos irmãos Moura possibilitou a implantação do programa denominado Casa Brasil que capacitou dezenas de adolescentes e jovens para o mercado de comunicação.

“Um estúdio de rádio e TV foi montado para capacitar meninas e meninos nessa área. Muitos hoje são radialistas, apresentadores de TV, repórteres e jornalistas formados. Abrimos o mundo para essa garotada,” disse Cláudia Moura em tom de satisfação pelo trabalho realizado.

Cláudia Moura considera Ariquemes um laboratório de experiências que deram certo. Outro projeto revolucionário foi o “Meu Cantinho”, de casas populares, construídas de solo-cimento. Esse projeto agregava um outro, também inovador, chamado “Construindo Liberdade” que consistia em incluir apenados na fabricação dos tijolos e na construção das casas.

“Em Ariquemes aprendemos a trabalhar com poucos recursos e criar projetos de grande impacto social. No Congresso Nacional vamos continuar focados nesses princípios”, afirmou Cláudia Moura.

Duração: 16 segundos | Visualizações: 155

Mais Sobre Eleições 2018

Sindafisco elege nova diretoria nesta quinta-feira, 8/11

Sindafisco elege nova diretoria nesta quinta-feira, 8/11

Nesta quinta-feira, 8 de novembro, acontecerá a votação para eleger a nova diretoria do Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais de Ron

Bolsonaro detona Folha no Jornal Nacional

Bolsonaro detona Folha no Jornal Nacional

Presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) atacou a Folha de S. Paulo nesta segunda-feira, 29, em entrevista ao Jornal Nacional; em discurso acalorado, Bo