Porto Velho (RO) quinta-feira, 21 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

Eleições 2018

Para Mourão, não houve ditadura no Brasil, mas um 'regime autoritário'


Para Mourão, não houve ditadura no Brasil, mas um 'regime autoritário'  - Gente de Opinião

 247 - O general Hamilton Mourão, candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), minimizou a tortura contra opositores durante a ditadura militar no Brasil e afirmou acreditar que o ataque com faca sofrido pelo presidenciável durante um ato de campanha em Minas Gerais teve a participação de "um grupo". Até o momento, porém, somente o agressor Adélio Bispo de Oliveira (40), foi indiciado pela Polícia Federal pelo crime.

"Considero que as pessoas que chamam o período de regime militar de ditadura não reconhecem o que era realmente - disse o general. - Era um regime autoritário? Era um regime autoritário, sim. Ela teve um instrumento de exceção durante dez anos, que foi o AI-5, e que não foi usado tantas vezes assim", disse Mourão em entrevista à rádio Jovem Pan, nesta segunda-feira (10).

Segundo ele, casos de tortura aconteceram naquele momento porque o país estava "em guerra" contra grupos que queriam impor uma "ditadura do proletariado" no Brasil. "Não era para acabar com a ditadura. Eles queriam implementar outra ditadura, que era a do proletariado. E o Estado se defendeu. Excessos houve? Sim, mas isso é guerra. E na guerra excessos acontecem", justificou. Indagado se os "excessos" seriam os casos de tortura, Mourão respondeu que sim.

Na entrevista, Mourão, que já declarou que já declarou que a população brasileira possui "certa herança" da "indolência" do indígena e da "malandragem" do africano – em função da miscigenação e da diversidade da população brasileira, negou que haja algum tipo de preconceito no país. "Não vejo preconceito no Brasil. Fiquei 50 anos numa instituição, onde isso não existe", afirmou.

Mais Sobre Eleições 2018

Sindafisco elege nova diretoria nesta quinta-feira, 8/11

Sindafisco elege nova diretoria nesta quinta-feira, 8/11

Nesta quinta-feira, 8 de novembro, acontecerá a votação para eleger a nova diretoria do Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais de Ron

Bolsonaro detona Folha no Jornal Nacional

Bolsonaro detona Folha no Jornal Nacional

Presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) atacou a Folha de S. Paulo nesta segunda-feira, 29, em entrevista ao Jornal Nacional; em discurso acalorado, Bo