Porto Velho (RO) terça-feira, 12 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

Eleições 2018

Milionários bancam 93% das 'doações' eleitorais


Milionários bancam 93% das 'doações' eleitorais - Gente de Opinião

247 - O novo formato de financiamento das campanhas eleitorais causou uma distorção: milionários começam a dominar o regime de 'doações' para as candidaturas no Brasil. Do total de R$ 45,6 milhões doados até agora, 93% saíram dos cofres dos ricaços. Os nomes dos financiadores de luxo variam desde os proprietários da Riachuelo e da rede shoppings Iguatemi até as empresas Localiza e Port Seguro.
Reportagem do jornal Folha de S. Paulo destaca que a perspectiva dessas transferências milionárias e individuais tende a crescer até outubro: "a campanha começou oficialmente em 16 de agosto. Ou seja, os números tendem a crescer muito até o final das eleições, em outubro."

A matéria lembra por que as regras mudaram: "o Supremo Tribunal Federal proibiu em 2015 que empresas financiem as campanhas sob o argumento de que a prática viola os princípios democráticos da igualdade de forças na disputa, representando captura do processo político pelo poder econômico."

E pondera sobre as habituais manobras que o cenário político-empresarial brasileiro costuma fazer: "uma reação comandada pelo Congresso, porém, abriu brechas para a manutenção do status quo. Em uma primeira frente, deputados e senadores ampliaram o financiamento público direto das campanhas instituindo um fundo de R$ 1,7 bilhão que é distribuído aos candidatos a critério das cúpulas partidárias. E elas têm privilegiado políticos já com mandato."

 

Mais Sobre Eleições 2018

Sindafisco elege nova diretoria nesta quinta-feira, 8/11

Sindafisco elege nova diretoria nesta quinta-feira, 8/11

Nesta quinta-feira, 8 de novembro, acontecerá a votação para eleger a nova diretoria do Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais de Ron

Bolsonaro detona Folha no Jornal Nacional

Bolsonaro detona Folha no Jornal Nacional

Presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) atacou a Folha de S. Paulo nesta segunda-feira, 29, em entrevista ao Jornal Nacional; em discurso acalorado, Bo