Porto Velho (RO) quarta-feira, 20 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

Eleições 2018

Magic Confúcio é que ficou no lucro - Por Carlos Sperança


Todos ganham

Remando contra a corrente
autoritária estimulada mundialmente pela ascensão de Trump nos EUA, as comunidades isoladas do planeta, assoladas por ditadores de todos os tipos tem se socorrido na ONU e suas agências para contornar dificuldades, se unir e vencer problemas.

Nesse sentido, conquistar o Selo Unicef se tornou um objetivo importante de prefeituras compromissadas com a democracia, que é estimular cidadãos a crescer como seres humanos mais capacitados.

Atualmente, o Selo Unicef está em pleno curso da edição 2017–2020, com quase dois mil municípios da Amazônia e Semi árido inscritos, com destaque para Rondônia, com a adesão de todos os municípios ao projeto.

O objetivo de conquistar o Selo Unicef por si só já seria importante, na medida em que vai destacar um Município como digno de ostentar a marca da ONU junto a seu portfólio de atração de investidores e turistas.

Mas a conquista vai ainda mais além: ao reunir os esforços das secretarias municipais de alcance social, entidades da sociedade civil e o conselho da Criança e do Adolescente, o Selo faz o Município unido saltar adiante em indicadores socioeconômicos positivos. É um raro jogo em que todos ganham.



As convenções

Neste domingo várias convenções estão programadas. Além do PSDB/Democratas em Porto Velho, dos Progressistas de Jaqueline Cassol e Carlos Magno em Ariquemes. Também os verdes, de Luizinho Goebel já com suas nominatas definidas, homologa seus candidatos no domingo. A maior expectativa é com relação ao lançamento ao governo de Expedito Junior.

Os suplentes


Chama atenção neste pleito, o poderio das faculdades em Porto Velho e o desejo dos seus donos de se tornarem suplentes de senadores. Do PSDB, o ex-vice-governador Aparício Carvalho, dono da FINCA, será suplente de Marcos Rogério (Democratas), no MDB, a dona da Faculdade São Lucas, Maria Eliza será suplente do candidato ao Senado Confúcio Moura. Vamos ver quem é que se dará bem.

Até tu brutus?


No MDB muita gente virou a casaca de última hora, mas o que mais o casal Raupp e Marinha choram as mágoas foi a traição de Willians Pimentel, que vem sendo indicado por eles para cargos públicos em Rondônia há mais de duas décadas em prefeituras e no governo do estado. Na verdade existem dois Brutus no MDB: Pimentel e Emerson Castro, aquele que levou um tabefe na convenção era raupista até a goela.


Tem tradição
O MDB tem tradição em baixarias e selvagerias em suas convenções. Os historiadores lembram que na convenção da escolha de Jerônimo Santana a prefeito em 85 quebrou o pau. Na época a militância queria a candidatura da então vereadora Raquel Cândido no auge do populismo para a prefeitura de Porto Velho e tudo foi resolvido a pontapés a favor de Bengala.


Tá ficando ruim
O elevado índice de criminalidade atinge também os profissionais liberais assaltados e espancados na região do centro histórico de Porto Velho. Alguns médicos e advogados já fecharam suas clinicas e escritórios depois de shows de horrores, mudando de endereço. O fato é que a segurança pública há muito tempo entrou em colapso em todo o país.


Via Direta
***Wikings e visigodos do MDB podem causar mais confusões ainda em Porto Velho *** As rivalidades tribais entre os bárbaros seguem e tem gente dizendo que Emerson Castro apanhou pouco e que Pimentel sequer foi molestado *** Pelo sim e pelo não, ambas facções que se preparem com armaduras a catapultas nestas eleições ***Magic Confúcio é que ficou no lucro: se livrou de uma armação de deputados para eliminá-lo na bacia das almas e depois ganhou a convenção de virada. É coisa de louco!

Mais Sobre Eleições 2018

Sindafisco elege nova diretoria nesta quinta-feira, 8/11

Sindafisco elege nova diretoria nesta quinta-feira, 8/11

Nesta quinta-feira, 8 de novembro, acontecerá a votação para eleger a nova diretoria do Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais de Ron

Bolsonaro detona Folha no Jornal Nacional

Bolsonaro detona Folha no Jornal Nacional

Presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) atacou a Folha de S. Paulo nesta segunda-feira, 29, em entrevista ao Jornal Nacional; em discurso acalorado, Bo