Porto Velho (RO) quinta-feira, 14 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

Eleições 2018

Jovens de Rondônia recebem diploma de patrulheiros eleitorais no TRE-RO


Jovens de Rondônia recebem diploma de patrulheiros eleitorais no TRE-RO  - Gente de Opinião

Apesar das atividades em algumas escolas do estado já terem sido suspensas devido as férias escolares, nessa quinta-feira, 5 de julho, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) realizou a Cerimônia de Diplomação da primeira turma de alunos da Patrulha Eleitoral 2018, em Porto Velho – objetivando, além da diplomação, a apresentação à Corte do trabalho de formação de jovens compromissados com o livre e pleno exercício da cidadania.

A capacitação da turma ocorreu dois finais de semana atrás e foi ministrada pela secretária da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), servidora Elizeth Mesquita, com transmissão simultânea para os municípios de Ariquemes, Ouro Preto do Oeste, Cacoal e Nova Brasilândia do Oeste. Os servidores dos cartórios fizeram o acompanhamento e controle das turmas no interior. A transmissão foi feita por meio do sistema de videoconferência do Ministério Público Estadual (MP/RO).

Os jovens patrulheiros, agora formados, terão como missão contribuir na fiscalização da propaganda durante o período eleitoral, além de auxiliarem as zonas eleitorais nos dias de eleição, acompanharem a carga e lacração das urnas, ajudarem nos trabalhos da comissão de auditoria da votação eletrônica (antiga votação paralela) e auxiliarem, ainda, na pesquisa de satisfação dos eleitores.

Além dos formandos da Patrulha Eleitoral 2018/1, há uma capacitação programada para 162 jovens acadêmicos da UNIR e outra para, aproximadamente, 200 jovens estagiários do MP/RO. Os demais municípios que aderiram ao programa estão agendando o treinamento dos patrulheiros para o início de agosto, após o recesso escolar.

Após a diplomação, houve também a despedida do juiz membro do Tribunal e diretor da EJE, Glodner Luiz Pauletto. Ele cumpriu seu biênio (07/2016 a 07/2018) no Regional e participou das eleições em 2016 e no pleito suplementar em Vilhena, representando o Regional em 2018. Os demais juízes membros expressaram o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo magistrado, a satisfação pelo convívio e ressaltaram que todos têm a consciência de que o magistrado cumpriu honradamente seus deveres perante a Corte do TRE-RO.

Mais Sobre Eleições 2018

Sindafisco elege nova diretoria nesta quinta-feira, 8/11

Sindafisco elege nova diretoria nesta quinta-feira, 8/11

Nesta quinta-feira, 8 de novembro, acontecerá a votação para eleger a nova diretoria do Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais de Ron

Bolsonaro detona Folha no Jornal Nacional

Bolsonaro detona Folha no Jornal Nacional

Presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) atacou a Folha de S. Paulo nesta segunda-feira, 29, em entrevista ao Jornal Nacional; em discurso acalorado, Bo