Porto Velho (RO) terça-feira, 12 de novembro de 2019
×
Gente de Opinião

Eleições 2018

Grupo de mulheres contra Bolsonaro tem mais de 740 mil participantes


Grupo de mulheres contra Bolsonaro tem mais de 740 mil participantes  - Gente de Opinião

 247 - O receio de que as posições machistas e racistas do candidato Jair Bolsonaro se concretizem, caso ele vença as eleições, levou milhares de mulheres a criar um grupo fechado no Facebook para criticar as ideias preconceituosas do presidenciável. A página fechada "Mulheres Unidas Contra Bolsonaro" foi criada no dia 30 de julho e o número de adesões tem crescido de forma espantosa.

Até as 15 horas desta terça-feira 11, mais de 740 mil mulheres já participavam. Uma hora antes, o número era de cerca de 680 mil. Parte das postagens indica a disposição das mulheres em votar em qualquer candidato com possibilidade de vencer Bolsonaro em um eventual segundo turno.

Segundo uma das colaboradoras do grupo, Janete Moro, há "uma diversidade de inclinações políticas de maioria no campo da esquerda, com um ponto em comum que é combater Bolsonaro e as forças fascistas promovidas pela mídia golpista".

Segundo as regras postadas no perfil da página, o grupo é voltado apenas para mulheres, cis e trans, não sendo permitido discursos de ódio, bullying, promoção, spam ou postagens sobre outros candidatos.

No texto de abertura, as administradoras ressaltam que a ideologia representada por Bolsonaro "em princípio nos atormenta pelas ameaças as nossas conquistas e direitos é uma grande oportunidade para nos reconhecer como mulheres. Esta é uma grande oportunidade de união! De reconhecimento da nossa força! O reconhecimento da força da união de nós mulheres pode direcionar o futuro deste país! Bem-vindas aquelas que se identificam com o crescimento deste movimento".

A rejeição de Bolsonaro é grande entre as mulheres. Apesar de liderar a disputa presidencial com 24% das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (10) e possuir 17% da intenção de voto do eleitorado feminino, ele é rejeitado por 49% delas. Detalhe: as mulheres somam 52% do total de eleitores do Brasil.

Mais Sobre Eleições 2018

Sindafisco elege nova diretoria nesta quinta-feira, 8/11

Sindafisco elege nova diretoria nesta quinta-feira, 8/11

Nesta quinta-feira, 8 de novembro, acontecerá a votação para eleger a nova diretoria do Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais de Ron

Bolsonaro detona Folha no Jornal Nacional

Bolsonaro detona Folha no Jornal Nacional

Presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) atacou a Folha de S. Paulo nesta segunda-feira, 29, em entrevista ao Jornal Nacional; em discurso acalorado, Bo